Piatã, Morro do Chapéu, Lençóis e Mucugê são as cidades que aparecem na tabela condições climáticas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) do final de semana. De acordo com boletim do Inema, são esperadas poucas mudanças nas condições do tempo previstas para os próximos dias. A cidade de Piatã, por exemplo, deve registrar a menor temperatura da Bahia, chegando a 15°C. Já as outras cidades, a temperatura deve variar entre 18°C durante a noite e no início da manhã e 34°C durante o dia. Lençóis, Mucugê e Morro do Chapéu devem ter máximas de 31°C.
A massa de ar quente e seco continua predominando, o que deverá manter o céu ensolarado e sem chuvas em grande parte do Estado. Ainda assim, instabilidade causada por uma frente fria que está avançando pelo Sudeste brasileiro poderá deslocar essa massa de ar, favorecendo, assim, a formação de nebulosidade em algumas regiões. Com esse aumento da nebulosidade, somado as temperaturas elevadas, nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste e Sul, há possibilidade de ocorrer chuvas fracas. Além disso, a umidade vinda do Oceano Atlântico também poderá contribuir para intensificar essas chuvas, sobretudo nas localidades mais próximas ao litoral do Sul baiano.
Para as demais regiões do Estado, onde a massa de ar atua com mais intensidade, o céu se manterá com poucas nuvens e sem chuvas. Ainda assim, na região do Recôncavo, principalmente naquelas localidades mais próximas ao litoral, não se descarta a possibilidade de ocorrência de chuvas fracas e isoladas. Mesmo com essa previsão de chuvas em algumas áreas, as temperaturas continuam elevadas em todo o Estado, a exemplo das regiões Oeste, São Francisco e Norte, onde as máximas poderão chegar aos 37°C.
Por outro lado, temperaturas mais amenas também são esperadas para algumas localidades, como nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste. As poucas chuvas previstas para esse período não serão suficientes para reduzir os riscos de ocorrer focos de queimadas. Assim, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, uma vez que, esse fogo fora de controle pode dar origem a uma grande queimada – o que poderá trazer prejuízos materiais e ambientais irreversíveis para essas regiões.
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro, as temperaturas permanecem sem grandes mudanças, ou seja, variando entre mínimas de 21°C e máximas de 33°C. (Com informações do Inema – Via Jornal da Chapada)