O horário de verão acaba no próximo domingo (19), a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A Bahia, que não aderiu à mudança, não precisa alterar o horário.
A medida, em vigor desde outubro, tem como objetivo aproveitar melhor a luz solar durante o período do verão, além de estimular o uso consciente da energia elétrica. A mudança no horário acontece sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro, exceto quando coincide com o feriado de carnaval.
No Brasil, o Horário de Verão tem sido aplicado desde 1931, com alguns intervalos. A mudança visa proporcionar uma economia de energia para o país, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.
Bahia não muda
Pelo 5º ano seguido, a Bahia não participou do Horário de Verão, mas alguns serviços foram alterados. É o caso das agências bancárias, que tiveram os horários de abertura e fechamento antecipados em uma hora no interior. Já em Salvador e cidades da Região Metropolitana, os horários de atendimento seguem normais.
Nas casas lotéricas, as apostas obedecem ao horário de Brasília e são encerradas uma hora antes do normal. Os Correios funcionam normalmente, entre as 9h e as 17h, de segunda a sexta-feira.
Na Globo/TV Bahia, a programação é adiantada em uma hora e, assim, o Fantástico é exibido até fevereiro às 19h30.
Os horários dos bilhetes de passagem são impressos em hora local, e, para evitar transtornos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta aos passageiros que entrem em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas.(Jornal Correio 24 Horas)