CN

Ibitiara: prefeito sofre denúncia por fraude em contratos; em nota, gestor afirma que acusações têm cunho eleitoreiro

Após denúncia feita pelos vereadores Dilma Lemos e Guel Azevêdo, o prefeito de Ibitiara, Wilson de Bududa (PSD) e mais cinco servidores da prefeitura estão sendo investigados pelo Ministério Público da Bahia e o Tribunal de Contas dos Municípios por supostas irregularidades em locação de veículos, máquinas e contratação de trabalhadores terceirizados para as áreas de Saúde e Serviços Gerais.

De acordo com os denunciantes, haveria disparidades entre os valores da locação e os que são praticados pela tabela FIPE em 80 carros alugados pela prefeitura por um período de 33 meses. Os valores que os veículos valem, pelo tempo de uso, seriam em torno de 60% menos do que a prefeitura pagou, afirmam os parlamentares. Além disso, questionam a necessidade do aluguel, já que a prefeitura tem frota própria com 53 veículos.

Ainda segundo a denúncia, 52 veículos teriam gastado com combustível, em 2023,  R$3.099.935,87, o que daria em torno de R$5 mil mensais por carro. 

Outras contratações seriam de fachada e a denúncia também envolve a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação pelo pagamento de diárias desses veículos. 

As contratações de funcionários terceirizados também foram alvo da denúncia por conta do aumento quase progressivo de contratados: 301 em 2021, 434 em 2022 e 507 até outubro de 2023.

Por meio de nota, o prefeito se pronunciou alegando que essas denúncias são infundadas e que fazem parte de uma tentativa de descredibilizar sua atuação na gestão da cidade já que, segundo ele, a sua aprovação junto aos munícipes é de mais de 60%.

Na nota, ele afirma que a denúncia é de cunho eleitoreiro por parte dos parlamentares de oposição. “Dessa forma, é natural que a cidade possua grupos políticos de oposição, que divulgam qualquer fato como se verdadeiro fosse e que se utilizam de qualquer órgão de controle para apresentar denúncias sem fundamento, mas que dão noticiário e terminam por ser objeto de investigação”, explica na nota. 

Ainda segundo a nota, que não foi assinada pelo gestor, as denúncias que, segundo ele, serão práticas recorrentes nesse ano por conta das eleições municipais, já estão sendo esclarecidas junto aos órgãos de controle.

Confira a leitura completa no Jornal do Meio Dia de quinta-feira (02)

Ananda Azevedo | Foto: Divulgação

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo