Uma das rodovias mais importantes do estado da Bahia, A BR-242 ou Rodovia Milton Santos, como foi apelidada, é também uma das mais perigosas. Suas curvas acentuadas e a sinuosidade da pista, combinadas à camada de óleo deixada na pista pelos grãos, especialmente de soja, que caem dos inúmeros caminhões que trafegam diariamente na via, fazem com que haja a necessidade de muita atenção por quem a utiliza.
A BR-242 é uma rodovia transversal que começa no distrito de São Roque, no Município de Maragogipe, estado da Bahia, cruza o Tocantins e termina no entroncamento com a BR-163, em Mato Grosso, com aproximadamente 2.300 quilômetros de extensão no total.
Na Bahia, é rota para a Chapada Diamantina, importante região para o ecoturismo, atraindo muitos visitantes, mas não são os turistas que mais trafegam na 242.
Foto: Reprodução Canal Rotas do Nordeste
Por ser rota de escoamento de grãos produzidos no oeste do estado e enviados para o Porto de Aratu, em Candeias, na região metropolitana de Salvador, é uma via em que passam, diariamente, muitos caminhões.
Na última semana, entre 24 e 26 de abril, um dos trechos da BR-242 chamou a atenção, já que três acidentes em dias seguidos foram registrados na parte localizada na Serra da Mangabeira, entre o município de Seabra e a cidade de Ibotirama, um deles envolvendo um ônibus de turismo lotado de passageiros.
Esse trecho tem apenas 20 km (km 480 a 500), mas de acordo com dados da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Seabra, entre janeiro de 2022 e abril de 2024, foram contabilizados 30 acidentes com nível de gravidade relevante. Desses acidentes, 66% ocorreram com caminhões. Ainda de acordo com a PRF, as principais causas de acidente são tombamentos e saídas do leito transitável da via.
Foto: Reprodução Canal Explore Comigo
Segundo o inspetor Victor Sarmento, atual Chefe Substituto da 6ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal na Bahia, apesar de não ser o ponto mais crítico das rodovias baianas, é um ponto que chama atenção, sendo um dos mais críticos da BR-242.
“Um dos hot spots é a Serra da Mangabeira. Se fizermos uma análise de Brasil e da Bahia, não é o ponto mais crítico, mas se fizermos uma análise da BR-242, é um dos pontos em que a incidência de acidentes e sinistros de trânsito é maior”, explicou Victor.
A PRF analisou os números por ano e constatou que, a cada ano, a quantidade de acidentes no trecho tem aumentado, em 2022 foram 12 sinistros graves, ao passo que em 2023, foram registrados 14. Nesse início de 2024, já são quatro acidentes contabilizados.
Victor Sarmento, Chefe Substituto da 6ª Delegacia da PRF na Bahia
Prevenção
O órgão explicou que, além do óleo dos grãos que se instala no chão, deixando a pista mais escorregadia, dois outros fatores contribuem para o número elevado de acidentes: o excedente de peso nos caminhões e o excesso de velocidade.
No caso do óleo, o órgão responsável pela manutenção das estradas e por tratar esse problema, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) contribui com a ação da PRF por meio de uma manutenção preventiva que descama partes da rodovia, de forma sistematizada, para aumentar a aderência dos pneus ao pavimento.
Para conter o derramamento de grãos e desestimular o excesso de peso, a saída tem sido a prevenção. A 6º Delegacia da PRF fiscaliza as cargas dos caminhões e o seu acondicionamento, garantindo que haja redução da possibilidade de parte do conteúdo cair na pista.
Além disso, realizam blitze de conscientização e prevenção, além de campanhas educativas sobre as melhores práticas de trânsito a fim de evitar os indesejados sinistros e, especialmente, os óbitos por acidentes. Na Bahia, em 2021, foram registrados 474 óbitos, em 2022, esse número subiu para 504 e a quantidade de vítimas fatais no ano passado foi de 546. Ressaltando que esses são os números das vítimas que morrem no local do acidente.
Maio amarelo
A campanha Maio Amarelo intensifica as ações educativas de trânsito durante o mês de maio nas rodovias federais, envolvendo todas as 27 superintendências e mais de 150 delegacias do país.
A iniciativa pretende reduzir o número de acidentes e óbitos por acidentes de trânsito. Além de atividades de fiscalização, estão previstas outras ações com abordagens educativas e campanhas nas redes sociais.
Este ano, uma atenção especial está voltada aos motociclistas, já que a corporação vem registrando um aumento no número de ocorrências envolvendo motos. No primeiro trimestre de 2024, já são 7.119 acidentes, enquanto no mesmo período de 2023 foram 6.259 em todo o Brasil.
Ananda Azevedo – Chapada News, o seu portal de notícias da Chapada Diamantina | Foto destaque: Divulgação DNIT