Reinauguração aconteceu na última sexta-feira, 17.
Após 14 anos fechado, o Centro Cultural Professora Judith Arlego foi reinaugurado e entregue à população nesta sexta-feira (17) pela Prefeitura de Morro do Chapéu. Segundo a administração municipal, o espaço de lazer e aprendizado estava abandonado e precisou ser praticamente reconstruído, ganhando novos equipamentos e possibilidades de uso.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o Cine Teatro Belarmino Rocha passou por uma ampla reforma estrutural e recebeu um novo kit de tecnologia cênica de som e iluminação, assim como equipamentos para a projeção de vídeos em alta resolução. O espaço também conta agora com acessibilidade completa, com cadeiras especiais e rampas de acesso.

Já a biblioteca Professor Ernesto Carneiro Ribeiro foi recriada para transmitir uma linguagem mais lúdica, a fim de atrair as crianças para o hábito da leitura e da imaginação. A decoração faz referência ao folclore de Morro do Chapéu, com ilustrações de lendas do município como Demétrio e Sereia do Pó Só.
O espaço também ganhou mobiliário voltado especialmente para o público infantil, como cadeirinhas e mesinhas, além de um espaço para a contação de histórias e brincadeiras. Também possui um setor de informática que auxiliará nas pesquisas escolares.
O momento foi marcado por apresentações artísticas como a do artista natural da cidade Jarbas Oliver, que homenageou a professora que empresta nome ao local com diversas canções e poesias. Na oportunidade, ele e o Grupo Independente de Teatro Amador (GRITA) destacaram a importância do empreendimento cultural para a cena artística da cidade.
“Para várias gerações de Morro do Chapéu, Centro Cultural Professora Judith Arlego era a casa do saber e da cultura do nosso município. Esse espaço, que guarda boa parte da história dos moradores da cidade, era o local onde as pessoas se encontravam, aprendiam, realizavam atividades artísticas – enfim, se divertiam.”, disse a prefeita do município Juliana Araújo.
A gestora lembrou que reabrir o Centro Cultural era um compromisso. “Quando assumi a gestão municipal, coloquei como uma das metas mais importantes a revitalização do Judith Arlego e a reabertura dele para o público. Agora, temos um equipamento moderno, totalmente de acordo com o novo momento que Morro do Chapéu vive, dentro de uma política de fortalecimento cultural e turístico”, completou.
O Centro Cultural será a sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Morro do Chapéu e também abrigará o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Com informações de Política Livre e Jornal da Chapada | Fotos: Prefeitura de Morro do Chapéu