Encontro será realizado nesta sexta, às 14h, no Casarão do Museu Municipal.
Artistas e produtores culturais são aguardados nesta sexta-feira (24) na sede provisória do Ponto de Cultura de Mucugê, no Casarão do Museu Municipal, para programar as atividades culturais do município do próximo semestre.
Na reunião, que terá início às 14h, o início do funcionamento da sede provisória para cursos, oficinas, apresentações artísticas, exposições, entre outras atividades também será discutido.
De acordo com Pedro Jatobá, integrante do Conselho Municipal de Cultura e Luciana Moniz, presidente do Conselho, o ponto de cultura deverá desenvolver uma programação abrangendo diversas linguagens artísticas. Música, artes visuais, artesanato, dança, teatro, literatura, audiovisual serão contempladas e devem trazer, entre outras temáticas a cultura popular, memória e herança cultural, humanidades e inclusão digital.
A ideia é que as ações sejam mais um estímulo à ampla participação de todas as pessoas da comunidade na vida cultural do município, que, como toda cidade chapadeira, tem um histórico que permite explorar novos trajetos de turismo cultural e projetos a serem desenvolvidos pelos experientes agentes culturais locais.
Um dos exemplo dessa teia de produção cultural colaborativa que é desenvolvida na cidade é a Rede Cultura Viva de Mucugê, uma ação do ponto de cultura que possibilita aos fazedores de cultura a divulgação gratuita das suas atividades e serviços. Para conhecer, basta acessar https://mucuge.chapada.ba.
O Ponto de Cultura de Mucugê representa a articulação entre gestão municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e sociedade civil, representada pelos conselheiros. É um espaço onde fazedores de cultura e artistas locais podem se apresentar, expor trabalhos e realizar atividades culturais e educativas, com programação continuada, pensando a expressão cultural para além dos grandes eventos e datas comemorativas.
O ponto de cultura de Mucugê está funcionando provisoriamente no casarão tombado da praça principal da cidade, onde também funciona o Museu Municipal.
Com informações do Conselho de Cultura de Mucugê | Foto: Divulgação