Espetáculo Sertões Contemporâneos acontece na Casa Afrânio Peixoto nesta sexta, 31.
Os novos ritmos do semiárido vão animar a Casa Afrânio Peixoto de Lençóis com o espetáculo Sertões Contemporâneos. A aula-show mistura cantoria, literatura e teatro numa viagem pelas transformações culturais e socioambientais do sertão baiano.
Em cena, a professora-doutora da Universidade do Estado da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana Gislene Moreira traz ao palco com irreverência mais de 20 anos de pesquisa sobre o tema. O piseiro crítico, como o espetáculo passou a ser chamado, acontecerá na sexta-feira (31/05), às 19 horas. A iniciativa é gratuita e aberta ao público.
A atividade faz parte das ações da Semana do Meio Ambiente do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais – PROFCIAMB, e do Campus Avançado da UEFS na Chapada Diamantina (CACD). Estão convidados professores, estudantes e interessados nas novas identidades culturais sertanejas.
Livro As Aventuras de Chicó – O paredão Tapuya
O show introduz, de forma leve e bem-humorada, o tema da crise ecológica no semiárido. O assunto é tema do livro infantojuvenil As Aventuras de Chicó – O Paredão Tapuya, que será lançado no evento.
No enredo fabuloso, as montanhas da Chapada Diamantina são o cenário para discutir a emergência climática na linguagem de crianças e jovens. A iniciativa busca preparar as novas gerações para enfrentar as tragédias ambientais dos novos tempos, e acorda até um dragão embaixo do famoso Morro do Camelo como estratégia para despertar meninos e meninas para a destruição da natureza.
A história conta a saga de Chicó, um adolescente entediado que, embora more em um dos cenários paradisíacos da Chapada, prefere passar o tempo nas telas e games. O menino vive, com seus amigos, uma aventura de tirar o fôlego na Chapada Diamantina. Dentre outras peripécias, encara monstros gigantes, desvenda mistérios, desfaz maldições e salva o que há de mais precioso nas serras do sertão.
Quem assina este enredo mágico é Mô Moreira, a persona criativa da professora-doutora Gislene Moreira. No livro, a pesquisadora traduz, para meninos e meninas, o tema de seu pós-doutorado sobre transição energética, apostando no poder da imaginação e da contação de histórias para reencantar a vida e ajudar as gerações vindouras a buscar novos futuros possíveis.
Este é o terceiro livro da professora, sendo o segundo de ficção. Sertões-Contemporâneos: rupturas e continuidades, que foi lançado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) e Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb), em 2018, e Munturo, cujo lançamento ocorreu em 2022.
O quê? Lançamento do livro As Aventuras de Chicó – O Paredão Tapuya + Aula-espetáculo Sertões Contemporâneos
Onde? Casa Afrânio Peixoto/ Bahia
Quando? Sexta 31/05, 19h
Quem? Mô Moreira, a persona criativa da professora-doutora Gislene Moreira, doutora em Ciências Sociais e Política, com tese premiada pela FLACSO-México com um dos melhores trabalhos na América Latina, e professora da UNEB na Chapada Diamantina.