Na última quarta-feira, 29, o movimento “UFCD Agora” fez a entrega de um relatório técnico com a proposta de criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD) ao Ministério da Educação, por meio de audiência com a Secretaria de Ensino Superior (Sesu), na figura do Secretário Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca.
Estiveram presentes o deputado federal Jorge Solla, o prefeito de Barra da Estiva João Machado (João de Didi), além de membros da comissão de elaboração da proposta e do movimento Pró-UFCD.
Durante a audiência foi entregue uma cópia da proposta que contempla a multicampia, tendo como centralidade o Território de Identidade da Chapada Diamantina e proposta de sede em Seabra, bem como atendimento de demandas e potencialidades dos três territórios de identidade envolvidos na Proposta de criação da UFCD.
Os membros da comissão destacaram o fato da proposta estar inserida no PPA 2024-2027 e terem sido considerados estudos sobre as carências na educação dos três territórios, de modo a transparecer um conjunto de demandas na formação desde a educação básica às diferentes formações técnicas e tecnológicas coerentes com as necessidades da Chapada Diamantina e demais territórios envolvidos na proposta.
O Secretário de Ensino Superior reconheceu a legitimidade do pleito e informou que a proposta será avaliada considerando o planejamento do Governo Federal.
O assunto foi comentado no JMD da segunda-feira (03). Confira.
Com informações da comissão Pró UFCD | Fotos: Divulgação