CN

PAT Chapada Diamantina – Serra da Jiboia lança 27 materiais de Educação Ambiental

Materiais serão lançados em eventos realizados em Itatim, Mucugê, Ibicoara, Piatã, Itaetê e Lençóis.

O Plano de Ação Territorial de Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Chapada Diamantina-Serra da Jibóia (PAT Chapada Diamantina – Serra da Jibóia) inicia nesta segunda-feira, 3, uma série de eventos para o lançamento oficial de 27 materiais de educação ambiental, incluindo vídeos, documentário, livros, exposições fotográficas e placas informativas, produzidos com as comunidades de diversos municípios da Chapada.

Itatim, Mucugê, Ibicoara, Piatã, Itaetê e Lençóis fizeram parte do curso de Formação de Mobilizadores, realizado pelo PAT entre agosto e outubro de 2023 e agora recebem os eventos para celebrar o lançamento dos materiais e o Dia Mundial do Meio Ambiente. Os eventos acontecerão hoje em Itatim, nesta terça, 4, em Itaetê, no dia 6 em Mucugê, 7 e 8 em Ibicoara, 10 em Piatã e 12/6 em Lençóis.

Os lançamentos contarão com atividades culturais e educativas, visando criar um espaço de diálogo entre o plano, as autoridades municipais e as comunidades de cada local.

O principal objetivo do projeto é alertar sobre 27 espécies criticamente ameaçadas de extinção e seus ecossistemas, integrando poder público, academia e sociedade, além de beneficiar outras 339 espécies silvestres. 

O PAT Chapada Diamantina-Serra da Jibóia abrange 56 municípios da Bahia e é coordenado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), universidades, órgãos públicos federais, estaduais, municipais e atores locais, apoiados pelo projeto GEF Pró-espécies – todos contra a extinção. 

Os materiais educativos serão disponibilizados em uma biblioteca virtual do PAT para que possam ser utilizados em atividades de educação ambiental por mobilizadores de todo o território, entre os quais professores, estudantes, guias e condutores, quilombolas, produtores rurais, servidores públicos, pesquisadores e todos aqueles que se preocupam com o futuro da Chapada Diamantina e da Serra da Jiboia. 

Com informações da assessoria | Foto ilustrativa GOVBA

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo