CN

Pesquisar

São João passou por aí?

Em Seabra, São João passou e fez história.

Na capital da Chapada, em 2024, o São João do Pega fez história e se consagrou como um dos melhores da região. Durante os quatro dias de festa, milhares de pessoas acompanharam shows diversos ininterruptos, divididos entre o palco principal e o palco 360°, cada dia comandado por um artista diferente que, nos intervalos dos shows principais, não deixava o público parado nem um minuto.

Na primeira noite, quem iniciou as apresentações foi Hugo Luna, multi artista de renome, natural de Seabra que, aos mais de 70 anos, trouxe tradição e muito forró para a abertura da festa. Em seguida, Tarcísio do Acordeon, Filomena Bagaceira, Aduílio Mendes e o seabrense Dene Reis deram continuidade à festa lotada de gente que ansiava pelo início do São João.

Forró Top de Moda, Jefinho Fernandes, Klessinha, Dorgival Dantas e Leila Mel foram os responsáveis por fazer a festa na sexta-feira (21). Com público cativo, os artistas embalaram grandes sucessos e promoveram uma segunda noite de festa inesquecível.

Já no sábado (22), Emerson Bruno, Limão com Mel, Pecebes Rabelo, Marcelo e Rayane e Tinho Rocha comandaram o palco principal. Cada música era acompanhada pelo público radiante, que literalmente lotou a praça do Mercadão.

O dia 23 é dos apaixonados por São João. Em Seabra, foi uma noite desafiadora, com um dos shows mais aguardados cancelados por um problema no ônibus da banda, a Canários do Reino, que não conseguiu chegar a tempo de se apresentar. Mas o santo protetor da festa junina, que deve ser seabrense, providenciou. Nathalia Calasans estava mais perto e trouxe sua energia e irreverência para os festejos da cidade.

Nesse último dia, Capitão Corisco, Letícia Ângela e Natália Matos também se apresentaram no palco principal antes da grande novidade da edição deste ano, a Revoada que começou já de manhã, às 6h do dia 24, com Tony Sales e a banda Parangolé.

Ninguém arredou o pé até o final do show do “pai”, uma das atrações mais aguardadas de toda a festa. A banda transformou a festa junina em carnaval por duas horas, com uma energia que contagiou e fez todo mundo esquecer do cansaço e dançar muito embalado pelo pagodão.

Estrutura

O Mercadão ficou pequeno, seus mais de 9.000m² abrigaram uma festa grandiosa com dois palcos, quase 70 barracas de lanches e drinks, três postos suspensos da Polícia Militar, além dos espaços destinados à imprensa, bombeiros, apoio e influencers.

Para acessar a festa, duas entradas foram organizadas para pedestres e uma para veículos que também puderam acessar o estacionamento da feira.

No meio da festa, estava a cabine de transmissão ao vivo do Chapada News recebendo artistas, cuidando das filmagens e levando a festa para quem não pôde estar presente. 

Segurança

De acordo com a polícia militar, responsável pela segurança, no local passaram em torno de 20 mil pessoas em cada dia de festa.

No entanto, apesar do grande número de pessoas, de acordo com o Comandante da 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o Major Kleberson Menezes, houve poucas ocorrências e nenhuma de grande relevância. Um caso de tentativa de passagem de drogas foi desarticulada e o cidadão conduzido à delegacia.

De acordo com o comandante, o planejamento para a segurança da festa foi feito com base no relatório dos eventos dos anos anteriores. “Nos reunimos com a organização do evento, passamos o que poderia melhorar e já este ano contamos com câmeras no nosso posto para observação em tempo real”, explicou.

O policiamento contou com o apoio da Companhia de Policiamento Tático (Rondesp) Chapada, cedido pelo Comandante Regional, Coronel Marcelo Pinto. “Tivemos policiais empregados em patrulhas remuneradas em regime de hora extra, policiais em regime ordinário em rádio patrulha, policiais na atividade de inteligência e reforço de outras unidades do Comando Regional da Chapada”, destacou. O comandante Kleberson pontuou que a Rondesp atuou na área periférica do evento, garantindo a segurança do entorno.

Organização

A produção do São João de Seabra foi, novamente, da Agitus Produções, sob o comando de Alessandro Teixeira, o Leozinho, e a mão feminina firme e cuidadosa de Tarsila Anjos.

Empresário do entretenimento, com atuação de destaque na Chapada Diamantina, Alessandro organiza eventos desde os dezesseis anos. Sempre de forma visionária, sua empresa é conhecida por buscar as novidades do setor para a sua atuação nas festas da região. 

“Um evento lindo, muito tranquilo, com muita família na praça, muita criança, isso é importante. O sentimento é de gratidão, de dever cumprido. Agradeço a Deus por mais um São João realizado, ao prefeito Fábio por confiar no trabalho da Agitus, à imprensa local e, claro, ao povo que lotou a praça nos quatro dias de festa”, destacou Alessandro sobre os festejos em Seabra.

Tarsila, braço direito de Alessandro há oito anos, já participa da organização do São João de Seabra há seis. Turismóloga, administradora e especialista em gestão de equipes e liderança, é quem cuida dos detalhes da festa,  administrando os vendedores ambulantes, os barraqueiros, além de toda a parte burocrática da festa. Além disso, coordena o suporte às equipes de apoio como segurança, limpeza, bombeiros, polícia, saúde, camarim e é produtora de palco.

Mesmo com tantas funções e muito trabalho, Tarsila se destaca pela comunicação assertiva e o relacionamento interpessoal preciso, respeitoso e atencioso, o que a faz muito querida pelas equipes e prestadores de serviço que coordena. 

Ao Chapada News, contou como o planejamento por etapas e a experiência da equipe ajudam a executar a produção da festa com fluidez e organização. Como boa seabrense, além de destacar o amor empregado em cada detalhe, também fez questão de ressaltar a composição local da equipe: “o São João de Seabra é feito por mãos seabrenses”, destacou.

Programação Cultural

Neste ano, uma programação cultural foi preparada para acontecer mais cedo, no Circuito Hugo Luna, nome dado à parte da festa que foi realizada na Praça dos Eventos, centro da cidade.

Desde o dia 18 de junho, o público conferiu apresentação de quadrilhas, trios e artistas locais, além de bloquinhos para as crianças com apresentação do Robozão. Ao todo, oito quadrilhas se apresentaram, incluindo as quadrilhas das instituições de ensino da cidade.

No dia 23, essa programação se estendeu, primeiro com o Paredão do São João, seguido pelo Arrastão do Arrastapé. A banda Flor Serena e a Rural Elétrica arrastaram o público animado da Praça dos Eventos até a Praça do Mercadão.

Gestão

Com investimento volumoso na organização do São João, a Prefeitura Municipal de Seabra previa realizar o maior festejo junino da cidade. 

Os gastos com os artistas e bandas contratadas foram de mais de 1,7 milhão de reais, abrindo espaço para artistas nacionais e destacando os nomes locais na grade de programação tanto do palco 360º quanto do palco principal.

O prefeito Fábio Miranda destacou que a organização do São João, a maior festa do município, teve início em janeiro, com a contratação das atrações e a melhoria da estrutura física do entorno da praça onde é realizada a festa, como as vias de acesso e o pátio do Mercadão.

“Esse ano, em meu último na gestão do município, me despeço com alegria imensa. Fizemos história. Presenciei de perto uma festa linda, com pouquíssimas ocorrências e com muita inovação, atendendo a todos os gostos, todas as idades, com programações culturais, infantis, para os jovens e para o pessoal mais velho, que não gosta de amanhecer o dia na rua iniciamos uma programação mais cedo”, comemorou o prefeito.

Sobre os resultados da festa, o prefeito destacou a grande mobilização do comércio e a geração de renda proveniente do São João. “O que posso dizer do nosso São João é que ele entrou para a história: recorde de público, em vendas para o comércio e barraqueiros, foi muito dinheiro que circulou na nossa cidade, beneficiando todas as cadeias e arranjos produtivos”, completou.

Confira os melhores momentos do São João de Seabra 2024 do Chapada News.

Ananda Azevedo | Fotos: Reprodução Youtube Chapada News

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo