Animal ficou 12h no banheiro do imóvel.
O caseiro de um sítio localizado às margens da Barragem de Anagé, na região Sudoeste da Bahia, passou por um grande susto na manhã do sábado (6). Uma onça-parda (suçuarana) foi encontrada passeando pela residência e acabou se refugiando no banheiro.
“Hoje, de manhã cedo, o caseiro chegou às seis horas da manhã e encontrou essa fera lá. Ela deu uma tacada nele. O pessoal do INEMA [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], Polícia Militar e Corpo de Bombeiros esteve no local, garantindo a segurança e aguardando o grupo que vem de Cruz das Almas com um dardo tranquilizante para capturá-la e soltá-la em seu habitat”, relatou o empresário e proprietário do sítio, Gibran de Matos.
Após 12 horas de muita tensão, a onça-parda foi finalmente capturada com o uso de um dardo tranquilizante.
A presença de animais silvestres tem preocupado os proprietários de sítios e propriedades rurais na região. Apesar do susto, tudo terminou bem. A onça foi conduzida para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) de Vitória da Conquista.
A onça-parda é a maior espécie de felino brasileiro. Os ataques a humanos não costumam ser frequentes, podendo acontecer em casos específicos em que o animal fica acuado, sem possibilidade de fuga, em defesa de uma presa que ela capturou ou dos filhotes. Ela normalmente adota um comportamento de intimidação seguido de fuga.
O aparecimento de animais silvestres reflete a perda de habitat com a redução das áreas naturais onde vivem. Dessa forma, acabam por se aproximar das áreas com maior presença humana.
Com informações de Vinny Publicidade | Foto: Reprodução Redes Sociais