CN

Pesquisar

Natural de Palmeiras e treinador de vários clubes baianos, Barbosinha morre aos 59 anos

Comandante estava no Hospital das Clínicas, onde se recuperava de uma cirurgia.

Treinador de diversos clubes do interior baiano, Quintino Barbosa de Novaes Neto, mais conhecido como Barbosinha, morreu na manhã desta terça-feira, 16, em Salvador. Ele tinha 59 anos e estava internado no Hospital das Clínicas, onde se recuperava após uma cirurgia para a retirada de um tumor no rim.

A informação foi confirmada por familiares do treinador. Nos últimos anos, Barbosinha estava atuando como coordenador técnico do Esporte Clube Jacuipense, que está disputando o Brasileirão da Série D.

“Aos 59 anos, Barbosa faleceu na manhã desta terça-feira, após complicações em uma cirurgia realizada para retirada de um tumor que se encontrava instalado em um dos seus rins”, confirmou também o Leão do Sisal por meio de nota.

Nos últimos tempos, Barbosinha sofreu com alguns problemas de saúde, que resultaram em internações. Em 2020, ele sofreu um mal súbito e foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Nobre de Cardiologia (Incardio), em Feira de Santana.

No fim do ano passado, Barbosinha chegou a ser novamente internado, dessa vez, no Hospital Eládio Lasserre, em Salvador, com uma condição de anemia profunda. Uma campanha de doação de sangue chegou a ser realizada em prol do ex-treinador na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).

Carreira

Familiares relembraram a trajetória de Barbosinha, filho de Palmeiras, na Chapada Diamantina, que foi eleito três vezes o melhor técnico de futebol do estado da Bahia. “Ingressou na carreira ainda muito jovem no time do Galícia e chegou a ser técnico de dois times baianos ao mesmo tempo, Juazeirense e Bahia de Feira”, contou sua irmã, Emanuela Ramos.

“Uma passagem marcante na carreira de Barbosinha foi a final do Baianão em que foi ovacionado pela torcida do Bahia, mesmo levando à Fonte Nova o time adversário. Eles conheciam de perto a luta dele no futebol baiano”, completou.

Com passagens por diversos clubes baianos, se notabilizou após levar equipes menores do interior do estado a campanhas expressivas. Entre as principais, está essa final do Baianão com o Bahia de Feira, em 2019, e uma terceira fase da Copa do Brasil, com a Juazeirense, em 2022.

Em ambos os casos, com o Tremendão e o Cancão de Fogo, ele ainda disputou o Brasileirão Série D dos respectivos anos. Barbosinha também disputou outra quarta divisão do certame nacional, mas com o Jacobina.

Ao longo de sua carreira, Barbosinha ainda treinou as equipes do Colo-Colo, Camaçari, Treze-PB, Queimadense-PB, Atlético de Alagoinhas e Jacuipense.

Velório

De acordo com informações dos familiares, o corpo de Barbosinha será velado e sepultado na sua cidade natal, Palmeiras. Ainda não foram divulgadas informações de data e horário.

Diversas equipes divulgaram suas homenagens ao ex-treinador. Veja notas emitidas pelos times.

Jacuipense

O Esporte Clube Jacuipense comunica o falecimento do Coordenador de Futebol, Quintino Barbosa.

Aos 59 anos, Barbosa faleceu na manhã desta terça-feira, após complicações em uma cirurgia realizada para retirada de um tumor que se encontrava instalado em um dos seus rins.

Foram aproximadamente cinco anos de um agradável convívio diário e de grande contribuição para o desenvolvimento desportivo do nosso clube. Sem dúvidas, nosso Barbosinha estará para sempre marcado na nossa história.

Nesse momento de profunda dor pela perda do amigo e profissional, desejamos os nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e comunicamos nosso luto eterno por tão importante perda para o nosso Esporte Clube Jacuipense.

Jacobina

É com profundo pesar que o Jacobina Esporte Clube recebe a triste notícia do falecimento de Quintino Barbosa, o “Barbosinha”, ex-treinador do clube.

Barbosinha ficou conhecido por suas campanhas marcantes à frente de equipes tradicionais do futebol baiano, deixando uma marca indelével no coração dos torcedores e na história do esporte local.

Neste momento de dor e saudade, expressamos nossas mais sinceras condolências à família e aos amigos de Barbosinha. Que suas contribuições e seu amor pelo futebol sejam lembrados e honrados para sempre.

Juazeirense

Ahhh filhinhoooo

Quantas histórias vivemos em professor, Quintino? A Sociedade Desportiva Juazeirense comunica o falecimento do nosso querido e eterno professor Quintino Barbosa, o Barbosinha.

O ex-treinador da Juazeirense travava uma luta contra o câncer nos rins e não resistiu à sua última batalha.

Com as cores do Cancão de Fogo, Barbosinha teve grandes 5 passagens, todas marcantes por seu estilo de jogo dentro de campo e também por seu modo de tratar atletas, funcionários e torcedores.

Obrigado por tudo, professor. Você será sempre lembrado em nossa história.

Bahia

O Esquadrão lamenta o falecimento de Quintino Barbosa, histórico técnico do futebol baiano, que ocupava o cargo de coordenador de futebol no Jacuipense. Barbosinha era baiano da cidade de Palmeiras e não escondia que torcia para o Bahia. Nossa solidariedade a familiares e amigos.

Com informações de A Tarde e GE | Foto: Divulgação Bahia de Feira

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo