O festival enfatiza a importância da existência e manutenção do singular patrimônio imaterial de Lençóis e região.
Um dos destinos turísticos mais procurados da Chapada Diamantina, a cidade de Lençóis está prestes a receber um festival que celebra a cultura tradicional da região.
Com uma programação pautada na tradição e autenticidade, o Festival de Culturas Populares de Lençóis será realizado nos dias 19 e 20 de julho, com a participação de grupos locais que são verdadeiros guardiões das raízes culturais da região.
A Marujada Barcas em Rios, as Baianas de Lençóis, o Quilombatuque da Iúna, a Phylarmônica Lyra Popular, a Capoeira Corda Bamba, a Marujada Quilombola do Remanso, a Percuhits, Reisados e muitas outras manifestações artísticas são um testemunho vivo de uma história rica que será enaltecida e celebrada durante os dois dias do evento.
A idealizadora Lilibeth França celebra o festival como um meio de preservar a identidade local. “O Festival de Culturas Populares de Lençóis é uma celebração da nossa identidade, um tributo às nossas raízes culturais profundas e um compromisso com a preservação de nossa herança para as futuras gerações. Nossa intenção é destacar o que há de mais autêntico e vibrante em Lençóis”, destacou.
Durante dois dias, o festival oferecerá performances musicais, danças tradicionais e exposições de arte, buscando destacar a autenticidade das manifestações culturais da região.
Além das apresentações artísticas, o evento oferecerá oficinas interativas e feiras de artesanato local, de forma que moradores e visitantes possam aprender mais sobre as tradições e práticas culturais do município.
O evento é apoiado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, com recursos viabilizados pela Lei Paulo Gustavo.
Ananda Azevedo com informações da assessoria | Fotos: Lilibeth França e Michele Nascimento