Comunidade rural será ponto de encontro das manifestações artísticas das comunidades periféricas da região.
Acontece hoje, 20, no povoado da Lagoa da Boa Vista, em Seabra, o projeto Encontro Beato do Pífano de Música Popular das comunidades rurais e quilombolas.
A ideia do projeto, que homenageia Beato do Pífano, integrante da Banda de Pífanos falecido em 2023, é realizar um encontro de música com foco nas manifestações artísticas oriundas das comunidades periféricas da Chapada Diamantina.
O homenageado, além de ser integrante da banda, também fabricava instrumentos como o próprio pífano, bumba e caixa de couro de veado. Beato fazia parte da banda que ainda conta com nomes locais como Genelício, Isaque, Sinernandes, Adailson. Também falecido em 2023, Antônio de Liosa era um dos componentes do grupo.
O evento pretende dar visibilidade a musicalidade que compõe a cultura popular da Chapada, promovendo, valorizando e, sobretudo, preservando a arte que é produzida na região.
O projeto foi contemplado com incentivo do governo, por meio da Lei Paulo Gustavo e acontecerá na Adega Luxúria com programação gratuita. Confira:
18h: Forró da Amizade
18h50: Sivaldo Santos
19h20: Batuque da Resistência
20h15: Piau
21h: Banda de Pífanos
21h30: Homenagens
21h50: Família Dona Chica
22h40: Capitão Corisco
23h30: Dene Reis
Com informações da assessoria | Foto: Reprodução Redes Sociais