CN

Pesquisar

Lançamento de “Lavras Diamantinas” celebra a literatura e a história da Chapada Diamantina na Fligê 2024

Obra de Marcelino José das Neves será lançada pelo selo Alba Cultural na Tenda Literária da Feira Literária de Mucugê

A Feira Literária de Mucugê, que começa nesta quarta, 24, será palco do lançamento do livro “Lavras Diamantinas”, de Marcelino José das Neves, publicado pelo selo Alba Cultural. O evento de lançamento acontecerá na sexta-feira, 26, às 14h, na Tenda Literária.

“Lavras Diamantinas” foi escrito em 1870. É considerado o primeiro romance escrito no interior baiano, e retrata a vida e as tradições do povo sertanejo durante o ciclo da mineração na Chapada Diamantina. Escrito nos moldes eruditos e tendo a riqueza de detalhes como característica, traz à tona a essência do sertão baiano, com suas tradições religiosas, sociais e políticas.

O romance reflete a riqueza cultural e histórica da Chapada Diamantina. O autor, amante das letras e leitor ávido de Machado de Assis, utilizou sua vivência e observações para criar uma narrativa vibrante que detalha a vida nas lavras diamantinas, desde as paisagens naturais até as contendas entre garimpeiros.

A Fligê 2024 traz o tema “Memórias e trilhas das Letras Diamantinas”, explorando o rico acervo de produção literária da Chapada Diamantina, desde obras clássicas regionais até reflexões contemporâneas.

Selo Alba Cultural

Desde 2016, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), através do programa Alba Cultural, tem apoiado feiras literárias em diversas localidades da Bahia, patrocinando a edição de obras literárias de interesse sócio-histórico. Na Feira Literária de Mucugê, milhares de livros já foram distribuídos gratuitamente durante edições anteriores.

O pedido de reedição do livro foi realizado pelo deputado estadual Zé Raimundo. “A obra, tivesse sido publicada tempestivamente, ao tempo em que foi escrita,  certamente figuraria como uma das pérolas da literatura pátria e, sem favor, seria um marco. Muito antes do regionalismo dominar a literatura, em pleno romantismo, Marcelino produz uma pérola sertaneja, baiana, e imortal”, afirmou o deputado em ofício enviado ao presidente da ALBA. 

A publicação de “Lavras Diamantinas” neste ano representa um resgate cultural significativo, pois a obra estava esgotada e sem novas edições desde a sua única publicação, postumamente, em 1967. Na Tenda Literária, o público poderá conhecer mais sobre a obra e seu autor, além de adquirir gratuitamente os exemplares do livro.

A realização da Fligê tem apoio do Governo Federal, do Governo Estadual, por meio da Secult/Fundação Pedro Calmon e parcerias de instituições e coletivos culturais.

Com informações da assessoria | Foto: Divulgação

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo