O município de Mucugê, um dos mais antigos da região da Chapada Diamantina, passa a contar, a partir desta quinta-feira (25), com uma nova unidade de serviço do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vinculada ao Escritório Técnico do órgão em Rio de Contas. Segundo o superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Queiroz, a nova unidade será fundamental para desenvolver políticas de valorização do Patrimônio Cultural da região, abrangendo tanto sua dimensão material como aspectos de arqueologia, paisagens, patrimônio imaterial e bens móveis.
“Mucugê é uma das cidades históricas que mais vêm se desenvolvendo na Bahia, o que implica na abertura de muitos processos que demandam autorização prévia do Iphan, seja para intervenções de restauração e reforma de imóveis, seja para novas construções em áreas de entorno e no conjunto protegido. Com a nova unidade, nossa atuação na cidade será mais qualificada e estaremos ainda mais presentes para garantir que esse desenvolvimento aconteça em par com a preservação desse rico patrimônio, incentivando a participação ativa dos moradores na construção e manutenção de sua história e identidade”, afirma Queiroz.
A unidade de serviço do Iphan em Mucugê ficará localizada na Praça Coronel Propércio, no Centro Histórico da cidade, e funcionará em escala semanal, com um servidor de plantão das 9h às 18h.
Fonte: Alô, Alô Bahia | Foto: Divulgação