A iniciativa oferece atividades de incentivo à leitura para crianças, jovens e adultos a fim de estimular a ocupação do espaço.
Entre os dias 1º e 17 de agosto, o Vale do Capão, na Chapada Diamantina, recebe o projeto Ocupa Biblioteca em sua segunda edição. O #OcupaBiblioteca #2: Escritas e Oralidades vai oferecer atividades artísticas e culturais, como oficinas, sarau poético, rodas de leitura, rodas de prosa, espetáculos infantojuvenis e exibições de filmes na Biblioteca Comunitária do vale.
O projeto foi pensado para estimular a ocupação do espaço de forma a desenvolver seu potencial enquanto equipamento cultural dedicado ao livro e ao fomento da leitura, sem perder de vista o estímulo à memória e a valorização da oralidade.
As oficinas estão com inscrições abertas até o dia 31 de julho. É possível se inscrever online no perfil da biblioteca no Instagram (@bibliotecacapao) e presencialmente no próprio espaço nos dias 29, 30 e 31 de julho, das 15h às 18h.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Confira a programação
1º de agosto de 2024 (quinta)
- 15h às 17h – Lançamento do livro infantojuvenil “As Aventuras de Chicó”, com Mô Moreira.
- 19h às 21h – Abertura com apresentação da aula espetáculo “Sertões Contemporâneos”, com Gislene Moreira. A aula espetáculo aborda as transformações históricas que ensejam novas configurações sociais, culturais e ambientais nos sertões baianos e nordestinos.
2 de agosto de 2024 (sexta)
- 19h às 21h – Roda de Prosa “Histórias de Tropeiros e Capãozeiros”, com Dona Juceli e Seu Gilsinho e mediação de Carlos Formiga. O objetivo desta roda de prosa é reunir três pessoas guardiãs da memória do Capão, verdadeiros livros vivos da história do lugar, valorizando a oralidade como forma de registro dos modos de vida e da cultura de um povo.
3 de agosto de 2024 (sábado)
- 9h às 11h – Roda de leitura para crianças com Cecília Carvalho. O objetivo da roda de leitura é incentivar a leitura na infância, estimulando a formação de público para o livro e a literatura;
- 16h às 19h – Oficina de Leitura e Criação Literária com Edson Migracielo (Turma 2 – público geral). O objetivo desta Oficina é despertar a atividade expressiva no público interessado, incentivando a leitura e a escrita. Os textos resultantes serão editados no livro cartonero Ocupa Biblioteca #2.
5 de agosto de 2024 (segunda)
- 14h às 16h – Oficina de Desenho para crianças com Josefina Bustillo. O objetivo desta oficina é sensibilizar o olhar das crianças através do desenho, estimulando a cognição e a concentração. Os desenhos criados serão editados no livro cartonero Ocupa Biblioteca #2.
- 18h às 21h – Oficina de Leitura e Criação Literária com Edson Migracielo (Turma 2).
6 de agosto de 2024 (terça)
- 16h às 18h – Oficina de Poesia com Fabi Lenz. O objetivo da oficina é estimular a criação poética das participantes, promovendo a leitura e a criação de poesias, que serão editadas no livro cartonero Ocupa Biblioteca #2;
- 18h às 21h – Oficina de Leitura e Criação Literária com Edson Migracielo (Turma 2).
7 de agosto de 2024 (quarta)
- 14h às 16h – Oficina de Desenho para crianças com Josefina Bustillo;
- 16h às 18h – Oficina de Poesia com Fabi Lenz
8 de agosto de 2024 (quinta)
- 14h às 16h – Oficina de Poesia com Fabi Lenz;
- 16h às 19h – Oficina de Leitura e Criação Literária com Edson Migracielo (Turma 1 – público jovem). O objetivo desta Oficina é estimular a produção escrita dos estudantes do ensino médio do Capão, promovendo a reflexão sobre a importância da atividade expressiva. Os textos resultantes serão editados no livro cartonero Ocupa Biblioteca #2;
- 19h às 22h – Exibição de filmes seguida de debate com mediação de Alan Lobo. Os filmes exibidos serão escolhidos com base em sua relação com o mundo da literatura baiana e brasileira, sejam adaptações cinematográficas de livros de escritores baianos ou brasileiros ou documentários sobre o universo do livro, da leitura e da literatura.
9 de agosto de 2024 (sexta)
- 14h às 16h – Oficina de Desenho para crianças com Josefina Bustillo;
- 16h às 19h – Oficina de Leitura e Criação Literária com Edson Migracielo (Turma 1);
- 19h às 21h – Roda de Prosa “Retomada da Terra e da Palavra”, com Juvenal Payayá e Hildete Tapuya, com mediação de Alan Lobo. O objetivo desta roda de prosa é posicionar os protagonismos indígena e feminino na literatura e na luta por terra e território como fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
10 de agosto de 2024 (sábado)
- 9h às 11h – Roda de leitura para crianças com Josane Silva Souza;
- 14h às 17h – Oficina de Leitura e Criação Literária com Edson Migracielo (Turma 1);
- 17h às 19h – Contação de Histórias e musicalização infantil com o espetáculo “Quintal do Vô Modesto”, coordenado por Manu Ramos. O espetáculo infantil tem o objetivo de valorizar as histórias do território da Chapada Diamantina, através das histórias do Vô Modesto, personagem inspirado num senhor da Comunidade Quilombola do Tejuco, município de Palmeiras;
- 19h às 21h – Roda de Prosa “Cartografias Femininas na Chapada Diamantina”, com Maria Isabel Gonçalves, idealizadora do projeto Floriá, de Palmeiras, Bahia, e Tereza Raquel, da Coletiva Alevante da Terra, com mediação de Manu Ramos. O objetivo desta roda de prosa é apresentar cartografias femininas na Chapada Diamantina, que propõe um mapeamento das histórias das mulheres chapadeiras.
12 de agosto de 2024 (segunda)
- 16h às 18h – Oficina de Livro Cartonero com Kátia Regina Borges. O objetivo desta oficina é ensinar aos participantes como confeccionar um livro cartonero, caracterizado por terem capas de papelão e constituírem um importante e alternativo movimento editorial na América Latina. A oficina vai produzir 50 exemplares do livro cartonero Ocupa Biblioteca #2, reunindo os textos e desenhos criados nas Oficinas de Leitura e Criação Literária, de Poesia e de Desenho.
13 de agosto de 2024 (terça)
- 16h às 18h – Oficina de Livro Cartonero com Kátia Regina Borges.
14 de agosto de 2024 (quarta)
- 16h às 18h – Oficina de Livro Cartonero com Kátia Regina Borges.
15 de agosto de 2024 (quinta)
- 19h às 22h – Exibição de filmes seguida de debate com mediação de Alan Lobo.
16 de agosto de 2024 (sexta)
- 19h às 21h – Contação de histórias com Janice Cunha.
17 de agosto de 2024 (sábado)
- 17h às 22h – Sarau Poético, com apresentações poéticas, microfone aberto para leitura de textos por qualquer pessoa, apresentação dos resultados das oficinas, performances e intervenções poéticas, lançamentos e feira de livros.
Com informações da assessoria | Foto: Divulgação