Duas iniciativas da Fundação Pedro Calmon, a Bibex (Biblioteca Móvel) e o projeto Leve e Leia conquistaram o público.
A Feira Literária de Mucugê (Fligê), realizada na Chapada Diamantina, Bahia, mais uma vez proporcionou momentos inesquecíveis para os amantes do livro, leitura e literatura. Em destaque, duas iniciativas da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia – a Bibex (Biblioteca Móvel) e o projeto Leve e Leia – conquistaram o público e reafirmaram o compromisso da fundação com a democratização do acesso à leitura.
A Bibex, projeto itinerante da FPC, é uma biblioteca sobre rodas que leva conhecimento e cultura a comunidades afastadas e eventos especiais. Na Fligê, a presença da Bibex foi um sucesso estrondoso, com uma vasta coleção de livros que abrange desde clássicos da literatura brasileira até lançamentos contemporâneos.
O objetivo da Bibex é simples e poderoso: facilitar o acesso à leitura para todos. Com uma equipe dedicada, a biblioteca móvel oferece não apenas livros para empréstimo, mas também atividades culturais e educativas, como contação de histórias, saraus literários e oficinas de leitura. Durante a feira, crianças e adultos puderam desfrutar de momentos de imersão literária, incentivando o hábito da leitura e a apreciação pela literatura.
O projeto Leve e Leia complementa a mesma missão da Bibex, incentivando a troca e o empréstimo de livros em locais estratégicos. Na Fligê, os visitantes podiam escolher um livro e levá-lo para casa, após responder a um quiz literário sobre a literatura brasileira.
Para Vladimir Pinheiro, Diretor Geral da FPC, estas iniciativas buscam criar uma cultura de compartilhamento e acesso gratuito à literatura, promovendo a leitura de forma sustentável e comunitária. “Com o Leve e Leia, e a Bibex, mostramos que os livros podem circular livremente, alcançando mais pessoas e fomentando o conhecimento. Tais ações consolidam o papel da FPC como promotora da cultura do livro, leitura e literária no estado da Bahia “, destaca.
Impacto na Fligê
A interação com a biblioteca móvel e o Leve e Leia enriqueceu a experiência da feira, tornando-a ainda mais inclusiva e educativa.
Além disso, a Fundação Pedro Calmon realizou diversas atividades paralelas, como, oficinas, e mesas redondas junto a Secretária de Educação e bate papos com a Rede Colaborativa dos fazedores (as) de evento literários, esclarecendo dúvidas do edital de Festas, Feiras e Festivais Literários, que tem inscrições abertas até 31/07, no site da Fundação Pedro Calmon, neste link.
Fonte: Ascom/FPC | Fotos: Divulgação