Comoviajeiblog reúne informações sobre diversos atrativos e cidades da Chapada Diamantina e ajuda visitantes e turismo local.
Criado por um jornalista baiano, um blog com relatos pessoais tem ajudado a orientar os turistas que pensam em visitar a Chapada Diamantina. Batizado de “Comoviajeiblog”, o site reúne relatos de diversas experiências de viagens do jornalista Anderson Sotero e acumula postagens sobre um dos destinos turísticos mais procurados na Bahia.

O jornalista conta que, embora tenha iniciado despretensiosamente, o blog já traz relatos sobre Lençóis, Mucugê, Igatu, Morro do Chapéu, Vale do Capão, Ibicoara, Piatã, Rio de Contas e sobre um dos trekkings mais famosos do mundo, o Vale do Pati, cujas filmagens e entrevistas feitas durante a viagem viraram um documentário publicado em seu canal do Youtube. No documentário, registrado em quatro episódios, há também imagens feitas em Lençóis e Rio de Contas.
Foto: Flavimir Guimarães
Segundo Anderson, os relatos vêm ajudando a divulgar os principais atrativos da Chapada Diamantina para os turistas que acompanham de diversos lugares do mundo. “A ideia inicial era relatar as viagens que passei a fazer e inspirar outras pessoas a fazerem os roteiros. Conto detalhadamente a experiência de cada dia das viagens. Boa parte delas foram para a Chapada Diamantina, região que amo e reúne tantos atrativos incríveis em diferentes cidades. Hoje, vejo que há acessos de pessoas do Brasil e de diferentes países, como Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai, Portugal, Alemanha, Japão, China, Austrália, Turquia, além de outros países”, relata.
Além de falar sobre as cidades que visita, o blog também traz detalhes sobre os pontos turísticos, como as cachoeiras da Fumacinha, Buracão, Véu de Noiva, Ferro Doido, Fumaça, o Pico do Barbado, do Itobira, Poço azul, Poço Encantado. Apesar de se dizer amante da Chapada como um todo, o jornalista tem sua preferência.
Normalmente, o jornalista viaja acompanhado do seu companheiro, o fotógrafo Flavimir Guimarães, com quem divide a autoria das fotos e a paixão por viagens. A partir do material que produzem para recordação, começou a publicar os relatos no blog, vídeos no YouTube e já tem um perfil no Instagram para divulgar o blog. Ele diz que seu objetivo principal é curtir as viagens.

Como normalmente faz um planejamento bem elaborado, conta que não viveu experiências negativas na região, sempre com guias solícitos que se tornam paceiros na informação e no incentivo à divulgação. Apesar disso, ele diz não “romantizar”. “Toda viagem tem uns perrengues, mas, geralmente, planejo bastante, procuro bons guias, que se envolvem com o tour de fato, nos ajudam a curtir e não atrapalham a produção de conteúdo. Muito pelo contrário, incentivam. Das mais de dez vezes que fomos até a região, nenhuma delas teve algo negativo. Sempre nos divertimos muito e produzimos boas memórias”, recordou.
Pelo conhecimento e amor pela região, também já foi procurado para ser guia, mas essa função ele deixa para os profissionais que indica em seus posts.
No ar desde 2016, o blog também oferece relatos de cidades turísticas de outros estados e de outros países, mas Anderson deixa escapar que a região da Chapada Diamantina é uma das suas preferidas. “Não me canso. Aproveito qualquer folga. Adoro fazer trilhas, tomar banho frio de cachoeira. A Chapada é, sem sombra de dúvidas, uma das regiões mais bonitas do Brasil.”

E para que continue com o mesmo ar de natureza intocável, o jornalista defende o incremento do turismo consciente e responsável, especialmente no que diz respeito ao meio ambiente. “Fizemos muitas amizades com guias, moradores e viajantes de outros estados. Sem perder de vista a necessidade de proteger a região e de se evitar visitas predatórias, o turismo na Chapada precisa ser cada vez mais incentivado”, destaca.
“Adoro a paz de Igatu. As cachoeiras imensas perto de Ibicoara. Os atrativos famosos ao redor de Lençóis. As grutas da Lapa Doce e dos Brejões. A água transparente da Pratinha. A imersão na natureza vivenciada no Vale do Pati. A cidade de Rio de Contas, cachoeiras e os Gigantes do Nordeste. Só citei alguns atrativos. Tem muito mais. Sou fã”, finaliza.
Ananda Azevedo | Fotos: Anderson Sotero e Flavimir Guimarães