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Estudante da Uneb Seabra participa do programa Deputado Jovem na Assembleia Legislativa da Bahia

Programa reuniu 50 jovens selecionados para vivenciar uma semana as atribuições da casa legislativa, desde a elaboração de projetos de lei até a representação em plenário.

Um total de 50 jovens universitários deram um passo significativo, nesta segunda-feira (19), em direção à prática legislativa, ao iniciarem participação na primeira edição do Deputado Jovem Universitário 2024 (Programa Estágio Legislativo). A iniciativa, que é uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciarem de perto as atribuições da casa legislativa, desde a elaboração de projetos de lei até a representação da sociedade baiana em plenário. No seu primeiro contato com a Alba, eles conheceram as instalações da casa e participaram de atividades sobre o processo legislativo.

Na terça-feira (20), às 9h, aconteceu a posse dos estudantes para que possam ter a experiência como parlamentares. A partir daí, fizeram um mergulho no universo legislativo, passando por etapas que incluem a formação de chapas eleitorais e a constituição da Mesa Diretora dos trabalhos. Além disso, foram desafiados a analisar, debater e votar propostas de lei em comissões e em plenário, seguindo regras e regimentos próprios, semelhantes aos do processo legislativo real.

Ao longo da jornada parlamentar, que foi até quinta-feira (22), os estudantes não apenas simularam o processo legislativo, mas também se tornaram protagonistas, assumindo o papel de jovens deputados, apresentando suas próprias ideias, influenciando decisões e, assim, fortalecendo tanto sua educação, quanto o exercício da cidadania.

Representando a Chapada Diamantina, o estudante de Jornalismo da Uneb Seabra, Bores Júnior foi um ds selecionados para participar no estágio legislativo. Para participar do programa, o estudante teve que propor um Projeto de Lei para ser selecionado no Núcleo Territorial (NTE) 3. Junto com os demais estudantes, Bores passou uma semana em Salvador participando das atividades legislativas na Assembleia.

O jovem contou que não pretende seguir carreira política, mas escolheu o jornalismo pensando em como a área pode contribuir socialmente. “Falar é poder e quando a gente fala para o povo é de suma importância”, destacou. Revelando aspirações futuras, Bores contou que está bastante inclinado para a seguir carreira acadêmica, como professor da Universidade.

Natural de uma cidade no interior do Acre, já cursou Língua Inglesa na universidade federal, em Rio Branco, mas foi em Seabra que o sonho de estudar jornalismo tomou forma e ele pôde mudar de área e de vida.

Ele contou da importância de representar a Chapada Diamantina, mesmo não sendo de origem chapadeira, se sente pertencente à região. “É importante dar voz aos jovens universitários, aos jovens cidadãos, aos jovens baianos, mas não só os baianos, mas aqueles que vivenciam e fazem parte da política das cidades, no meu caso, faço parte da Chapada Diamantina, mesmo como não natural, mas por pertencer, por estar participando. É importante ter voz, ter esse direito de falar, de participar e de inspirar novas pessoas”, destacou.

Segundo a coordenadora de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, os jovens selecionados participarão de diferentes atividades. “Eles passam por um processo de seleção, criam um projeto de lei a partir das demandas dos seus territórios e, por quatro dias, participam da eleição da Mesa Diretora do deputado jovem universitário e da divisão de comissões temáticas, a partir dos temas que foram trazidos nos seus projetos de lei, dentre outras atividades”, comentou.

Os jovens parlamentares também participaram de palestras, aulas e oficinas preparativas para a atuação parlamentar. Antes mesmo de iniciar o estágio, os estudantes já demonstraram seu comprometimento ao desenvolverem projetos de lei focados em soluções para problemas em suas comunidades. Essa atividade inicial não só fortalece suas habilidades de argumentação e construção de propostas, mas também os prepara para o desafio de estabelecer consensos no ambiente legislativo.

O Projeto de Lei criado por Bores versa sobre a criação e implementação de uma disciplina voltada para a educação ambiental e climática no território da Bahia para valorizar e proteger os biomas do estado. “É importante destacar o desmatamento, principalmente na Chapada Diamantina, nas serras, nos rios, a poluição dos rios, como é o caso do Rio Cochó. Embora não aprovado, foi recomendado a ele que apresentasse a um deputado para que seguisse com o projeto.

O estudante da Uneb afirma que recomendaria a participação no programa, principalmente aos jovens que tenham interesse na vida pública. “Assim como nós vivemos em uma democracia em que temos a chance de escolher nossos políticos, a gente também tem a oportunidade de vivenciar essa experiência.”

Com informações de Ascom/SEC | Fotos: Arquivo Alba

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