O deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil) apresentou um Projeto de Lei que busca reconhecer a prática do ‘grau’ como uma modalidade esportiva de motociclismo na Bahia. O ‘grau’, conhecido por ser uma manobra em que o motociclista empina a moto e conduz o veículo sobre uma roda, poderia ser regulamentado e executado em locais específicos, caso a proposta seja aprovada.
De acordo com o deputado, o objetivo do projeto é promover a segurança dos praticantes, garantindo que a atividade aconteça em espaços licenciados e atenda a rigorosos requisitos. Marcinho Oliveira acredita que, ao reconhecer o ‘grau’ como esporte, será possível afastar a prática de vias públicas e evitar acidentes, além de oferecer uma nova oportunidade de lazer para os jovens.
“A modalidade também é conhecida por criar comunidades de jovens que compartilham uma identidade comum, fortalecendo laços sociais e proporcionando benefícios como aumento da autoestima e alívio do estresse”, acrescentou.
Segundo ele, os locais destinados deverão atender os requisitos de segurança estabelecidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), incluindo a presença de assistência médica, pistas de asfalto de qualidade e áreas seguras para o público. Além disso, os praticantes devem utilizar equipamentos de segurança apropriados e ser maiores de 18 anos, com Carteira Nacional de Habilitação na categoria A.
Fonte: Metro | Foto: Alba