O Projeto Chorões da Chapada Diamantina está com chamada pública aberta para compositores de chorinho apresentarem suas músicas em uma seletiva que ocorrerá até 30 de setembro. Serão selecionadas 10 músicas para serem gravadas em estúdio e executadas em uma apresentação pública na cidade de Lençóis, em abril de 2025.

Chorões da Chapada é uma iniciativa dos produtores Rodrigo Rodowicz (Zabelê Filmes) e Maiza Andrade para difundir composições de chorinho de autores do território de identidade da Chapada Diamantina.
A ideia surgiu a partir do evento Café da Manhã com Chorinho na Pousada da Fonte, local que reúne músicos de Lençóis e de outras localidades da Chapada Diamantina para a prática de chorinho desde 2015.

O objetivo do projeto é realizar a gravação das músicas e um videoclipe do grupo Choro Labuta, de Lençóis, que vai executar as composições. O grupo, liderado pelo maestro Marcel Jaques, foi criado há mais de 13 anos, e é um expoente na execução do repertório clássico de chorinho.
As inscrições poderão ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/13ZW57HYl6-jzPbK_kyGAbJqQpYm9KPry8alS8GDx_Uo/edit ou pelo e-mail choroesdachapada@gmail.com .
Para os idealizadores do projeto, que foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, mostrar novas composições deste gênero musical é também uma contribuição para a salvaguarda do Chorinho, que neste ano foi elevado à categoria de patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Com informações da assessoria | Fotos: Divulgação