CN

Pesquisar

Alunas da rede pública reciclam material para produzir aparelhos de laboratório

Projeto permite que estudantes vivam experiência conjunta na fabricação de equipamentos

De acordo com dados da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aproximadamente 30% de todo o lixo produzido no Brasil tem potencial de reciclagem, mas apenas 3% é reaproveitado e transformado novamente em produtos. Há diferentes formas de reciclar os resíduos. Em Santa Maria da Vitória, cidade do Oeste baiano, por exemplo, Emanuelly Dourado e Emili Moura, estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente, utilizaram os descartes para desenvolver kits laboratoriais.

A ideia do projeto é ampliar os equipamentos do espaço de estudo, além de promover a educação ambiental. A jovem cientista Emanuelly Dourado conta que o grande objetivo da proposta é envolver os estudantes durante todo processo de fabricação.

“O propósito é reciclar materiais de baixo custo e transformar em produtos que serão utilizados no cotidiano dos alunos. Esta é uma alternativa para instigar a curiosidade e o aprendizado do ensino científico entre os jovens”, conta.

Até o momento, 12 tipos de equipamentos estão incluídos no kit, contendo balança, tubos de ensaio, manuais de ensino, entre outros utensílios. Ainda em desenvolvimento, o projeto tem retorno positivo dos professores, que certificam a eficácia dos produtos na experiência de ensino e aprendizagem.

Aprendizagem prática

A estudante pesquisadora Emanuelly explica que a maior parte dos materiais produzidos no kit possui autoria de criação. “Ou seja, o estudante colabora com o projeto e vivencia a aprendizagem de modo prático. Este é o diferencial do nosso produto. Ele conta com o auxílio dos alunos, da comunidade e dos professores”, acrescenta.

As idealizadoras do projeto, que integra o Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), contam com a orientação da professora Eugênia Silva. As meninas almejam, além de ampliar a produção com novas turmas participantes, distribuir os kits em regiões vizinhas que ainda não foram favorecidas.

Como participar do Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, em 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação, de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação e segurança, dentre outros.

As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secti. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações e sugestões podem ser feitas pelo e-mail ascom@secti.ba.gov.br.

Fonte: A Tarde | Foto: Milena Monteiro/Ascom Secti/Divulgação

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo