CN

Pesquisar

Chapada: em Seabra, etapa territorial de Projetos Artísticos e Culturais mobiliza estudantes do NTE

Aproximadamente 400 estudantes participaram das apresentações e oficinas.

Na quinta-feira (26), a Etapa Territorial a Mostra de Projetos Artísticos e Culturais aconteceu em diferentes regiões da Bahia, promovendo a expressão artística dos estudantes da rede estadual. O evento, realizado nos Núcleos Territoriais de Educação da Chapada Diamantina (NTE 3), da Bacia do Rio Grande (NTE 11) e da Costa do Descobrimento (NTE 27), abrangeu projetos como Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Anual de Canção Estudantil (Face), Encontro de Canto Coral (Encante), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Festival de Teatro (Feste) e Projetos de Vídeo (Prove).

Em Seabra, território de identidade da Chapada Diamantina, aproximadamente 400 estudantes participaram do evento entre os dias 26 e 27, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Além das apresentações, foram promovidas oficinas de teatro, dança e poesia, ampliando as experiências culturais dos participantes.

Foto: Kallyane Nery/EQV

O encontro foi aberto ao público e apresentou as produções dos estudantes para um corpo de jurados de notório saber em cada área explorada nas escolas durante o ano. Os projetos apresentados na etapa territorial foram selecionados na etapa escolar que mobilizou unidades em toda a Chapada Diamantina.

Foto: Raiane Jardim/EQV

Por meio das redes sociais, o NTE celebrou a realização dessa edição. “O evento celebrou a criatividade e a diversidade cultural da região, reunindo estudantes e artistas em uma programação vibrante. Com danças tradicionais que encantaram o público, recitais de poesias que tocaram o coração e exposições de artes visuais que impressionaram a todos, o festival proporcionou uma rica troca de experiências artísticas. As oficinas interativas e os debates foram momentos de aprendizado valiosos, fortalecendo a convivência e a união da comunidade. Foi uma celebração memorável da arte e da cultura que ficará na memória de todos os participantes!”

Foto: Raiane Jardim/EQV

Sobre os projetos artísticos e culturais

Os projetos Artísitico e Culturais fazem parte dos projetos estruturantes da rede de ensino estadual, que fomenta iniciativas pedagógicas que, ao inovar nas políticas educacionais, contribuem para a diversificação das práticas curriculares e processos educativos, visando a formação crítica e emancipatória. São diversos projetos, como os Jogos Escolares, o programa Ciência na Escola, Saúde na Escola, sobre o meio ambiente e os projetos artísticos e culturais.

Foto: Kallyane Nery/EQV

Os projetos que envolvem a arte e a cultura permitem o desenvolvimento dos estudantes por meio do estímulo à criatividade, a expressão individual, a sensibilidade e o pensamento crítico.

Foto: Raiane Jardim/EQV

Além disso, as escolas e núcleos territoriais contribuem na divulgação da produção estudantil, descobrindo e potencializando novos talentos.

Fonte: SEC | Fotos: Kally Nery e Raiane Jardim/EQV

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo