Para participar, é preciso fazer o agendamento no site oficial da campanha.
A partir desta terça-feira, 1º de outubro, o Governo do Estado inicia a campanha do Outubro Rosa, voltada para a conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama. O ponto de partida da ação será a realização de 1.085 mamografias na Arena Fonte Nova, onde estarão posicionadas oito unidades móveis, dedicadas exclusivamente à oferta dos exames para mulheres entre 40 e 69 anos. Até o final do mês, cerca de 30 mil mamografias serão ofertadas em todo o estado.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que esse é um mês de conscientização e cuidado. “Faremos com uma grande ação na Arena Fonte Nova, que terá continuidade em diversos pontos de Salvador e no interior”, afirma. Até o momento, 9.400 mulheres já garantiram seus exames por meio do agendamento online.
Para participar, é necessário realizar o agendamento no site oficial da campanha (http://outubrorosa.saude.ba.gov.br), onde as mulheres podem escolher o local, a data e o turno do exame. As pacientes precisam atender aos critérios de elegibilidade, como ter entre 40 e 69 anos, não ter realizado mamografia no último ano e não ter feito cirurgia de mama. No dia do exame, é indispensável apresentar documentos como RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
Ações no interior
Como ação do Outubro Rosa, as Policlínicas Regionais de Saúde instaladas nos municípios de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Barreiras, Ribeira do Pombal, Eunápolis, Brumado, Itaberaba, Serrinha, Santa Maria da Vitória e São Francisco do Conde ofertarão vagas extras para os municípios consorciados agendarem exames de mamografia ao longo do mês.
O serviço de mamografia da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem que funciona nos hospitais estaduais em Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi também ofertará exames extras e fará ações educativas. Ao todo, serão 90 exames.
Com essa mobilização, o Governo da Bahia reforça seu compromisso em proporcionar acesso a serviços de saúde de qualidade e na luta contra o câncer de mama, que é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres no Brasil.
Fonte: Ascom/Sesab | Foto: Leonardo Rattes