CN

Pesquisar

Vale do Capão: Festival Guisado de Saberes celebra a gastronomia e a cultura da Chapada Diamantina

Festival oferecerá produtos da culinária local feitos por participantes de cursos de gastronomia, além de apresentações musicais e artísticas.

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Vale do Capão, na Chapada Diamantina, vai festejar a arte gastronômica local no primeiro Festival Guisado de Saberes. Pensado como uma oportunidade para moradores e turistas experimentarem a comida regional e contemporânea do vale, o festival é ponto de culminância do projeto homônimo de capacitação em culinária, realizado entre julho e outubro.

A formação Guisado de Saberes teve como objetivo estimular o empreendedorismo de mulheres e jovens negros e negras que, apesar de se interessarem pela arte da cozinha, nunca tinham tido a oportunidade de participar de um curso profissionalizante.

Ao todo, 30 estudantes participaram de cinco cursos gratuitos, entre eles Técnicas Básicas de Culinária, Gastronomia Vegana, Gastronomia baiana, Panificação e Confeitaria. A agricultora e professora de circo, Mara Santos foi uma delas. “Os cursos foram uma oportunidade de aprender novas formas de cozinhar e técnicas que ajudam no dia a dia da cozinha”, contou.

Uma das idealizadoras do projeto, Poliana dos Anjos considera a profissionalização como um caminho para a libertação e a autonomia. “A cozinha, com suas práticas e tradições, não é apenas um espaço de alimentação, mas também de criatividade e expressão cultural. É através dessas experiências que podemos desafiar e transformar as narrativas impostas por uma sociedade racista e desigual”, pontuou.

Poliana é cozinheira há 12 anos e fundadora do restaurante Abará da Poli, em que desenvolve um trabalho de valorização do alimento diaspórico na comunidade de Caeté-Açú.

O Festival

Depois dos aprendizados chegou a hora de mostrar o resultado, essa é a missão principal do Festival Guisado de Saberes. Durante o evento, uma feira será montada para que as “guisadeiras” possam vender os quitutes feitos com as receitas que aprenderam nos cursos, além das delícias tradicionais de sua cultura.

Para além da culinária, o Festival também pretende alimentar a alma, com apresentações de artistas de circo, espetáculo de dança afro, hip hop e samba com os grupos Samba Chula Filhos de Oyò, Quilombo Seabra e Yayá Massemba. O festival encerra com o show da banda afrolatina de ska e reggae Skanibais.

Vale do Capão

O Vale do Capão é uma charmosa vila localizada na Chapada Diamantina, no município de Palmeiras, Bahia. É um destino procurado por pessoas do mundo todo, em busca contato com a natureza, tranquilidade e um ambiente acolhedor. O povoado está a, aproximadamente, 476 km de Salvador e a 72,5 km de Lençóis.

Serviço

Evento: Festival Guisado de Saberes;

Quando: sexta (18) e sábado (19);

Horário: a partir das 16h;

Onde: Vila do Vale do Capão (Caeté-Açu), Chapada Diamantina

O festival é uma realização do Abará da Poli com patrocínio do Guaraná Antarctica e Fazcultura, Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Com informações da assessoria | Fotos: Divulgação

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo