CN

Pesquisar

Em Itaberaba, SPM apresenta ações voltadas para a autonomia econômica a quilombolas e assentadas

Encontro foi promovido pelo Movimento de Trabalhadores Acampados e Assentados (Ceta) e pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Chapada Diamantina.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM-BA) apresentou um conjunto de políticas públicas que estão sendo implementadas para garantir a inclusão socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres, nessa quarta-feira (9), durante encontro promovido pelo Movimento de Trabalhadores Acampados e Assentados (Ceta) e pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Chapada Diamantina. A atividade, aconteceu no Centro Comunitário Zumbi dos Palmares, em Itaberaba, e contou com as participações de mulheres das comunidades quilombolas de Jequitibá e Rui Barbosa e dos assentamentos Zacarias, Santo Antônio, Piabas, Jequitibá e Ruy Barbosa. Também foram discutidas as ações voltadas para a prevenção e o enfretamento às violências de gênero.

Presente ao encontro, a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou os editais da SPM: Elas à Frente nos Quilombos, Elas que Produzem e Elas à Frente do Esporte, que estão com inscrições abertas, e somam R$ 8,6 milhões de investimentos em projetos de empoderamento social, econômico e cultural das mulheres.

Neusa Cadore falou, ainda, sobre a importância dos encontros nas comunidades e de ações como o Programa Oxe, me respeite – nas Escolas, que visam conscientizar sobre o respeito e a igualdade de gênero. “A escuta e o diálogo são fundamentais para que as políticas públicas fortaleçam a autonomia e a qualidade de vida dessas mulheres e atendam às suas necessidades reais. A transversalidade das políticas da SPM também busca contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades”, afirmou.

Edinólia Moreira de Oliveira, coordenadora regional do Movimento Ceta, ressaltou a importância do encontro com a SPM. “Foi um momento muito importante, onde discutimos as nossas pautas e necessidades. As mulheres tiveram a oportunidade de falar diretamente com a secretária das Mulheres sobre seus anseios e sonhos. Isso fez com que elas se sintam valorizadas e reforça a credibilidade da nossa luta das mulheres e do movimento”.

Sobre os editais

Os editais de chamamentos públicos visam selecionar Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que firmarão Termo de Colaboração com o governo da Bahia. As propostas para o edital Elas que Produzem e Elas à Frente do Esporte deverão ser enviadas até 11 de novembro de 2024, presencialmente ou via Correios, para o endereço da SPM: Endereço: Avenida Tancredo Neves, 776, Bloco A, 3º andar, Caminho das Árvores, CEP: 41820-004, em Salvador. O prazo para as inscrições do Edital Elas à Frente nos Quilombos é até 30 de outubro de 2024.

Acesse os editais: https://www.ba.gov.br/mulheres/

Fonte: Ascom/SPM | Fotos: Ane Novo – Ascom/SPM

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo