Essa é a maior delegação já enviada, composta de 45 estudantes-atletas, sendo 21 do gênero feminino e 24 do masculino,
O IFBA Campus Seabra obteve o melhor desempenho já registrado nos Jogos Integradores do IFBA (JIFBA), alcançando o maior número de medalhas e pódios na história de sua participação no evento. Contando com a maior delegação já enviada, composta de 45 estudantes-atletas, sendo 21 do gênero feminino e 24 do masculino, os alunos competiram em modalidades como futsal, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. Foi um total de seis pódios, com destaque para o ouro de Itauana Oliveira, no tênis de mesa individual feminino.
A sexta edição do JIFBA aconteceu na cidade de Jequié, no período de 2 a 6 de setembro e contou com a participação de mais de 800 atletas de 21 campi do IFBA, que competiram em diversas modalidades. O evento ofereceu, além da competição esportiva, uma importante troca cultural entre os estudantes e promoveu valores como respeito, disciplina e cooperação.
A comissão técnica do Campus Seabra foi composta pelos professores de Educação Física Antônio Junior e Lucielton Mascarenhas, responsáveis pelos aspectos técnicos, e pela psicóloga Juliana Galvão, que coordenou o acompanhamento psicológico e logístico da delegação.
Objetivos e Preparação
O objetivo do campus Seabra ao participar do JIFBA foi promover maior adesão no campus à prática esportiva, incentivando a socialização entre os(as) estudantes e desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe e respeito às regras, aspectos dialogados nos treinamentos específicos, em momentos distintos das aulas, que ocorreram desde o início do ano, como continuidade das ações desenvolvidas, também, em anos anteriores. O aspecto da dedicação e comprometimento acadêmico, também, foi utilizado como critério de seleção para participação estudantil.
Impacto e Importância
Para o professor Lucielton Mascarenhas, a participação no JIFBA foi uma experiência transformadora para os estudantes. “Além de incentivar a prática esportiva, o evento promove valores como trabalho em equipe, disciplina, superação, bem como a integração e a sociabilidade no intercâmbio esportivo entre os diversos campi do IFBA. Na mesma intensidade oportuniza o desenvolvimento de habilidades sociais e formar novas amizades, criando um ambiente de cooperação e pertencimento entre os(as) estudantes-atletas. É um espaço de inclusão, permitindo que todos se divirtam, ao mesmo tempo que impacta positivamente no desenvolvimento integral, contribuindo para uma formação mais ampla e significativa. Destaca-se a dedicação e compromisso dos(as) estudantes, que se empenharam tanto nos aspectos técnicos como acadêmicos.
Resultados e Classificação
Medalha | Modalidade | Atletas |
Ouro | Tênis de Mesa Individual Feminino | Itauana Oliveira |
Prata | Tênis de Mesa Dupla Feminino | Itauana Oliveira, Marcela Xavier |
Prata | Tênis de Mesa Dupla Masculino | Davi Rudá, Pedro Henry |
Prata | Handebol Masculino | Equipe Masculina de Handebol |
Bronze | Tênis de Mesa Individual Masculino | Davi Rudá |
Bronze | Voleibol Feminino | Equipe Feminina de Voleibol |
Atletas de handebol masculinoAtletas de voleibol femininoAtleta de tênis de mesa individualDuas medalhas no tênis de mesa individual
Destaques Individuais
- Kauã Athayde: Vôlei de Praia e Voleibol
- Joâs Nagao: Handebol (2x)
- Dailson Alves: Futsal
- Marília Alves: Vôlei de Praia (2x) e Voleibol
- Davi Rudá: Handebol
- Guilherme Anjos: Futsal
- Liz Raiane: Futsal
- Luis Felipe: Vôlei de Praia
- Clarice Mariá: Voleibol
- Aquiles Sampaio: Futsal
Depoimentos
Ícaro Souza, Futsal (Foto: Divulgação)Ícaro Souza, atleta de futsal, compartilha: “Minha experiência no JIFBA foi uma das maiores experiências que eu já tive. A união que a delegação teve foi algo surreal, os professores fizeram o máximo pra fazer como que o JIFBA fosse o melhor e realmente foi ótimo. E como disse foi uma experiência muito especial, tive muitas alegrias , muitos momentos que vão ficar guardados pra sempre comigo. Representar o IFBA campus Seabra como jogador e se doar ao máximo pelo time é um sentimento maravilhoso. Além de ter pessoas orgulhosas por você estar naquele momento, naquele local , isso não tem preço. Só tenho a agradecer por fazer parte disso, foi uma experiência perfeita! “
Para Luis Felipe, jogador de voleibol, viver a experiência do JIFBA é algo extraordinário: “Viver a experiência de jogar o JIFBA é algo fora do comum, ainda mais quando fui para a minhaLuiz Felipe, Voleibol (Foto: Divulgação) segunda edição. É uma explosão de emoções e sentimentos a todo momento. Poder jogar representando uma cidade é algo que nunca pensei viver.
O IFBA me proporcionou isso, cada segundo dessa viagem valeu a pena, mas nem sempre é como queremos, ou onde queríamos chegar, mas os jogos são mais que isso também, é conversar com gente de todo lugar, aprender mais sobre o esporte e aproveitar cada segundo enquanto estamos em quadra. Essas experiências serão sempre lembradas por quem já passou por ali e sabe o orgulho que temos de poder estar lá. Quero viver esse grande evento de novo se Deus quiser, e sei que todos darão o máximo para conseguir o mesmo.”
Liz Raiane, Futsal (Foto: Divulgação)A emoção de Liz Raiane, integrante do time de futsal, ao participar do JIFBA é evidente: “A minha experiência no JIFBA foi mágica. E eu digo mágica porque ela engloba um mix de sentimentos e emoções que só quem já viveu e ainda vive o JIFBA sabe explicar. Dentre responsabilidades, erros e acertos, vitórias e derrotas, choros e sorrisos, diversão e seriedade, fui ganhando muito aprendizado. Aprendizados esses que vão muito além do ambiente esportivo e que me tornam uma pessoa melhor a cada dia. Além disso, durante todo o preparatório para a competição, fui criando vínculos com pessoas que se tornaram não só um time, mas uma família para mim. Importante ressaltar também que essa competição me proporcionou conhecer novos lugares, pessoas, culturas e costumes, tudo em um único lugar. Sou extremamente grata […] por ter me dado a oportunidade de desfrutar desse evento durante esses três anos; levarei sempre comigo memórias inesquecíveis de toda essa trajetória. Com certeza, hoje eu não sou a mesma pessoa que eu era quando iniciei meu ciclo no JIFBA. E é gratificante olhar para toda a minha caminhada e ver que realmente foi uma questão de superação. Enfim, foi uma experiência surreal! “
Davi Rudá, Handebol (Foto: Divulgação)Segundo Davi Rudá, capitão do time de handebol: “Pra começar, participar de uma competição do tamanho do JIFBA em nível estadual é uma oportunidade única e indescritível principalmente capitaneando um time repleto de jogadores incríveis, tendo em vista as inúmeras experiências que eu vivenciei nessa semana. Foi um orgulho conseguir representar meu colégio diante de tanta competitividade. Orgulho maior ainda quando se conquista 4 medalhas, não só no individual, mas também representando meu Campus e minha cidade.”
Marília Alves, Voleibol (Foto: Divulgação)
Marília Alves, atleta de voleibol, relata: “A minha experiência no JIFBA foi incrível, os jogos possibilitam vivenciar oportunidades que o IFBA oferece fora do Campus. Enquanto atleta, o contato que eu tive com os jogos foi fundamental para o meu desenvolvimento. O campeonato serve como uma forma de instigar os desportistas com o comprometimento, pois para que haja a convocação para representar o Campus é necessário muita disciplina e dedicação. Mas não posso deixar de citar o lazer, que é o essencial para que os jogos aconteçam, conhecer pessoas de outros Campi que vou carregar para a vida toda e desfrutar momentos maravilhosos ao lado delas é sensacional. Sendo assim, sou eternamente grata por ter tido a oportunidade de participar do JIFBA, tendo em vista que impactou minha vida de uma forma muito positiva.”
Para finalizar, o professor de Educação Física Lucielton Mascarenhas compartilha sua perspectiva: “Participar de um evento esportivo de tamanha magnitude quanto o JIFBA é uma experiência única e marcante, que vai muito além da competição em quadra. A vibração, o envolvimento, o entusiasmo das pessoas e o espírito de equipe criam uma atmosfera especial. É gratificante fazer parte do JIFBA, pois cada instante é uma chance de aprender, enfrentar desafios e compartilhar momentos. Estar cercado por pessoas que compartilham a mesma paixão pelo esporte fortalece laços e deixa memórias. É a culminância de um processo logo e intenso de preparação, que não se encerra por completa, renova-se a cada ciclo, e este processo é regado de determinação, esforço e união, que nos lembra a importância do coletivo.”
Próximos Passos
Após a participação no JIFBA, o Campus Seabra voltará seu foco para os Jogos Interclasse, previstos para novembro, com a expectativa de superar o alcance de 299 estudantes e 26 servidores da edição anterior.
Fonte: IFBA Seabra | Foto: Divulgação