Mais votado no pleito, ex-prefeito Bonifácio (MDB) teve a candidatura indeferida em primeira instância. Político recorre no TRE-BA.
A eleição para prefeito de Ruy Barbosa, cidade a 320 km de Salvador, não teve um resultado declarado no último domingo (6). Isso porque o candidato mais votado, o ex-prefeito Bonifácio (MDB), está com a candidatura “sub judice”.
O termo jurídico se refere à situação em que os mais de nove mil votos obtidos por ele são desconsiderados até que a Justiça Eleitoral conclua o julgamento quanto à legitimidade da candidatura.
Bonifácio foi considerado inelegível por ter tido contas referentes à sua antiga gestão no comando da cidade rejeitadas. O político foi prefeito de Ruy Barbosa de 2013 a 2016.
Nos três últimos anos do mandato, o Tribunal de Contas do Município (TCM) emitiu parecer indicando a rejeição das contas, avaliações mantidas pela Câmara de Vereadores. Por conta disso, o candidato agora tem a eleição ameaçada.
Argumentação da defesaO g1 procurou Bonifácio, mas o candidato não respondeu. Fontes ligadas à candidatura dele falaram com o portal, demonstrando confiança de que a decisão em primeiro grau seja revertida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A expectativa é de que o caso seja pautado na próxima semana.
Fonte: G1|Foto: Reprodução redes sociais