CN

Professores da Uneb declaram fim da greve após aceitarem acordo com o governo do estado

O ato da categoria completou 20 dias nesta quarta (16) e a principal reivindicação junto ao Governo Estadual foi uma maior progressão salarial.

Os professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) declararam o fim da greve da categoria após aceitarem um acordo com o governo do estado. A finalização da paralisação vem após os professores da instituição realizarem uma assembleia-geral nesta quarta-feira (16), aprovando o fim da greve por 97 favoráveis a 17 contrários. A interrupção dos trabalhos durou 20 dias.

A coordenadora da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), Karina Salles afirmou que a categoria aceitou a proposta de reajuste salarial do governo, que anteriormente havia sido recusada, em uma recomposição de 13,83%. Contudo, a professora sinalizou que a categoria também conquistou outros avanços.

Entre os fatores apontados, ela destacou a aprovação da itinerância docente e o avanço da promoção docente. Salles também indicou que as questões em torno da insalubridade dos professores seguem em discussão com o governo.

“Temos uma lista grande de professores, nesse momento temos 176 professores na lista buscando promoção docente de uma classe para outra. O governo se comprometeu a apresentar os procedimentos para o próximo ano considerando aspectos desse compromisso, que é desvincular vaga e classe. E quais serão os dispositivos para que haja uma diminuição dessa fila.”

“A aprovação do pró-itinerante é um fator porque atende uma realidade que é específica da Uneb, é um elemento dessa luta que foi coletiva. Considerando os avanços, o governo afirmou que não conseguiu propor um reajuste maior do que o oferecido, então nós vamos assinar esse reajuste junto com as outras ADs”, completou.

No entanto, o reajuste já tinha sido aprovado pelas associações de professores das outras instituições superiores estaduais – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Agora, com fim da greve na Uneb, o documento poderá ser assinado conjuntamente.

“Nós ficamos em uma situação em que as três outras AD´s (associações docentes) aceitaram a proposta do governo de recomposição. Como éramos a única unidade em greve, conseguimos avançar bastante nas negociações na questão do transporte e da progressão salarial. Então, nós avaliamos que foi uma mobilização positiva e finalizamos a greve, mas com continuidade das mobilizações”, finaliza Karina.

Fonte: Bahia Notícias | Foto: João Santos / Aduneb

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo