Encontro, presidido pelo subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, aconteceu no COI.
As iniciativas de combate à violência contra povos originários foram apresentadas por equipes da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para órgãos federais e instituições que fazem parte da rede de proteção à esta população, na última quarta-feira (16), durante Reunião Ordinária do Comitê Gestor do Plano de Atuação Integrada de Enfrentamento À Violência Contra Povos e Comunidades Tradicionais (PAI), desenvolvido pela SSP.
O encontro, presidido pelo subsecretário da Segurança Pública Marcel de Oliveira, aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB.
O detalhamento das ações de segurança pública que estão presentes nas fases do plano de abrangência estadual, ações de atribuição das Forças da Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros), bem como as necessidades de atuação e ações de prevenção à violência foram exibidas.
Representantes do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Indígenas (Demed) do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), das Polícias Federal e Rodoviária Federal, além das Secretarias de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) entenderam as configurações do plano e se colocaram à disposição na contribuição das ações contra à violência desenvolvidas pela SSP.
“Estamos debruçados para atender as demandas inerentes aos povos e comunidades tradicionais. Trabalhamos de forma ordenada e integrada com as Forças estaduais, federais e municipais, pois é desta forma que vamos mitigar eventos desse tipo”, disse o subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira.
Estiveram presentes o titular do Departamento de Inteligência Policial da (DIP) da PC, delegado Ivo Tourinho, o comandante da Companhia Independente de Mediação de Conflitos Agrários (Cimcau), major Michael Pinho, representantes do Corpo de Bombeiros e DPT, além do superintendente de Gestão Integrada da Ação Policial, André Barreto.
Fonte: Ascom SSP | Foto: Jorge Cordeiro