Obra de autoria do premiado Stênio Erson aborda temas como a submissão social do povo quilombola nas lavouras de café dos coronéis na Chapada Diamantina.
Neste sábado, 19, às 19h, no auditório do Ifba Seabra, será lançado o novo livro do escritor Stênio Erson, intitulado “Maio Vermelho”. Ambientado na Chapada Diamantina, o livro conta uma história que versa sobre os amores e as colheitas de cafés nas terras dos coronéis.
O enredo traz a história do amor de uma jovem neta de um coronel e do filho de uma apanhadeira de café, entrecortado pelas condições de submissão social e de trabalho do povo preto do Quilombo de Jitirana nas lavouras de café dos coronéis.
A obra percorre caminhos que possibilitam o contato com uma diversidade cultural e social, promovendo uma reflexão sobre o verdadeiro sentido da vida e a relevância de nossa atuação individual diante do que nos oprime, direcionando-nos para uma transformação pessoal e coletiva.
Nessa perspectiva, é possível perceber o lugar de fala das classes sociais através da diversificação dos narradores, o que possibilita a manifestação das vozes do quilombo, dos coronéis e de outros personagens que atuam nesse território.
Sobre o autor
Stênio Erson dos Santos é soteropolitano, mas mora no povoado rural de Lagoa da Boa VIsta, em Seabra, na Chapada Diamantina. É formado em Letras pela UNEB (2010), especializado em Educação Cultura e Sociedade e em Gestão Educacional em Língua Portuguesa.
Atualmente faz mestrado em Ciências Ambientais – PROFCIAMB, pela Universidade Estadual de Feira de Santana e leciona Língua Portuguesa na cidade de Barro Alto, no território de Irecê.
É um dos fundadores da Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina e do Grupo de Teatro Lamparinas do Sertão, coletivo em que iniciou sua carreira literária a partir da produção de peças teatrais e poesias.
Em 2018, foi um dos vencedores do Prêmio Pai Inácio de Literatura e no ano seguinte lançou, pela Editora Multifoco, sua primeira obra literária “Cerco”, uma coletânea de contos.
Com informações da assessoria | Foto: Iago Aquino/EQV