CN

Pesquisar

Estudante de Seabra é finalista do Concurso Cultural Jovem Jornalista

Deane Souza Mendes cursa o terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos.

Única representante da Chapada Diamantina entre os finalistas da 6ª edição do Concurso Cultural Jovem Jornalista (CCJJ) 2024, promovido pelo programa A Tarde Educação, Deane Souza Mendes, estudante do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, foi selecionada na categoria Artigo de Opinião.

Com o tema “Sou digital, mas minha inteligência não é artificial”, o concurso foi destinado a estudantes do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de professores orientadores das redes municipais e estaduais da Bahia, parceiras do Programa.

As produções foram selecionadas em três categorias: Tirinhas, para o Ensino Fundamental I; Videorreportagem, para o Ensino Fundamental II; e Artigo de Opinião, destinado ao Ensino Médio e EJA.

Deane é moradora da comunidade quilombola de Morro Redondo, cursa o 3º ano do Ensino Médio e conta que seu meio mais forte de comunicação é a escrita. “Gosto de me expressar através da escrita, falando não”. Sua matéria favorita na escola é Língua Portuguesa.

Em relação ao texto inscrito no concurso, ela conta que foi a primeira vez que compartilhou um texto opinativo. O artigo de Deane falou sobre arte e escrita na juventude com o advento da Inteligência Artificial. Na opinião da estudante, muitos jovens estão usando a inteligência artificial para produzir integralmente seus conteúdos e, com isso, perdem a capacidade de escrever e criar.

Deane, que também foi aprovada na etapa escolar do programa Jovem Senador, teve a orientação do professor Reginaldo Silva Araújo que leciona componentes curriculares da área de linguagens. Em suas aulas, busca incentivar a escrita argumentativa e criativa. O professor ministra a disciplina eletiva “Na Trilha da Comunicação”, em parceria com a ONG SaferNet Brasil e o governo do Reino Unido, que visa fomentar a cidadania digital por meio do incentivo ao uso crítico e saudável da internet, das redes sociais e das tecnologias digitais.

Foto: Maísa Anjos

Reginaldo conta que o interesse de Deane pela escrita foi percebido desde que entrou no Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos. “Ao longo dos três anos do ensino médio, seu potencial foi aprimorado e, agora, na 3ª série do ensino médio, a sua conquista como finalista do Concurso Cultural Jovem Jornalista é um reflexo desse seu comprometimento, estudo e zelo pelo conhecimento”, contou.

Os textos passaram por uma comissão julgadora que avaliou os trabalhos de acordo com critérios como originalidade, relevância ao tema, criatividade e adequação às diretrizes de cada categoria, selecionando três finalistas por categoria. Deane concorre com dois estudantes, um de Gandu e uma de Juazeiro.

Os vencedores serão anunciados em uma cerimônia especial no dia 12 de novembro, no Teatro Sesc Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador. Além de receber prêmios, as produções vencedoras serão publicadas e divulgadas nos canais de comunicação do Grupo A TARDE.

A reportagem foi assunto no Jornal do Meio Dia desta quinta-feira, 7. Confira

Ananda Azevedo | Foto: Maísa Anjos

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo