CN

Pesquisar

Trump anuncia vitória, diz que fechará fronteiras e promete virada nos EUA: ‘Será a era de ouro da América’

Com vitória, Trump torna-se o primeiro presidente dos EUA condenado criminalmente.

Com promessa de “era de ouro da América”, o republicano Donald Trump discursou para apoiadores na Flórida como presidente eleito dos Estados Unidos na madrugada desta quarta-feira (6).

No momento de seu discurso, pouco antes das 4h30, no horário de Brasília (2h30 no horário local), e com a apuração ainda em andamento mas números muito favoráveis, ele somava 267 dos 270 delegados no Colégio Eleitoral necessários para garantir a vitória, segundo projeções da agência AP.

Trump subiu ao palco em um resort de luxo em Palm Beach ao lado da família e do senador JD Vance, futuro vice-presidente. “Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América”, declarou o republicano.

Trump disse que os americanos deram a ele “um mandato poderoso e sem precedentes” e classificou a vitória como o “maior movimento político de todos os tempos”.

A confirmação da vitória foi dada horas após o discurso, às 7h35, no horário de Brasília, quando foi alcançado o total de 277 delegados.

Trump será o 47º presidente dos Estados Unidos e o segundo na história do país a ter dois mandatos não consecutivos. O republicano governou o país entre 2017 e 2021.

Aos 78 anos, ele também deve ser o mais velho a assumir a Presidência dos Estados Unidos, superando o recorde de Joe Biden.

Maioria republicana no Senado

O Partido Republicano venceu não só o comando da Casa Branca, como também voltou a ter maioria no Senado, após a troca de parte das cadeiras com a eleição de 34 senadores. A mudança reverte o quadro dos últimos quatro anos, quando o Senado foi composto por 51 democratas e 49 republicanos.

Até por volta de 8h30, com as urnas ainda sendo apuradas, os republicanos também estavam aparecendo à frente na Câmara, com 197 deputados eleitos, contra os 179 democratas. Outros 57 ainda não foram definidos. O partido que alcançar 218 deputados terá maioria na Casa.

Condenações na justiça

Donald Trump se tornou o primeiro condenado pela Justiça a assumir a presidência dos Estados Unidos. Ele foi considerado culpado em maio por falsificar registros comerciais e comprar com pagamento o silêncio da ex-atriz Stormy Daniels, em uma tentativa de evitar um escândalo sexual nas eleições de 2016. O republicano responde ainda a três outros processos.

A condenação inédita aconteceu em maio deste ano, mas a sentença ainda não foi definida. Audiência que aconteceria em setembro foi adiada para o dia 26 de novembro. Ele também foi o primeiro ex-presidente a ser condenado criminalmente.

Trump pode pegar até quatro anos de prisão pelo caso. Mas especialistas acreditam que a pena mais dura é improvável. Mesmo que seja condenado ao regime fechado, não há nada na lei americana que o impeça de exercer a presidência.

No segundo processo, ele é acusado de interferir nas eleições de 2020. Em um dos processos que não foram julgados, Trump é acusado especificamente de tentar interferir na disputa no estado da Geórgia. Essa ação foi iniciada após um vir a público um telefonema do então presidente no qual pedia à autoridade eleitoral do estado para que “encontrasse” mais de 11 mil votos.

O ex-presidente responde a 13 acusações pelo caso da Geórgia. Entre elas, estão espalhar mentiras sobre fraude eleitoral, pressionar oficiais para alterar os resultados e conspiração. Caso seja considerado culpado, Trump pode ser condenado a até 20 anos de prisão pela formação de organização criminosa, e de multa a 5 anos de prisão pelas declarações falsas. O processo, porém, está pausado devido a questionamentos à promotora do caso.

No terceiro processo, ele é acusado pela invasão do Capitólio. Este é mais um processo relacionado às tentativas de Trump de reverter a vitória de Joe Biden. Neste caso, constam acusações de conspiração e pressão a autoridades federais. Os promotores também alegam que Trump usou o ataque ao Congresso dos EUA, que aconteceu no dia 6 de janeiro de 2021 e deixou 5 mortos, para atrasar a certificação da vitória de Biden e, com isso, continuar no poder.

Trump não é acusado de incitação no caso do Capitólio. Diante das acusações deste caso, o ex-presidente pode ser condenado a penas que vão de multa a 20 anos de prisão.

No quarto processo, ele é acusado de esconder documentos da CIA. Trump teria ocultado documentos de segurança nacional em sua mansão em Mar-A-Lago, na Flórida. Ao deixar a presidência, o ex-presidente deveria ter entregado os documentos ao Arquivo Nacional, mas os levou para sua casa.

Acusações se enquadram na Lei de Espionagem. Ele responde por manipular indevidamente arquivos confidenciais, reter intencionalmente informações relacionadas à Defesa nacional e por obstruir os esforços do governo para recuperá-los. Se for condenado, Trump poderá enfrentar penas de até 20 anos de prisão.

Donald Trump se declara inocente de todas as acusações. Ainda que todos os casos possam levar à prisão, o mais provável, de acordo com analistas, é que isto não aconteça.

Fonte: G1/Uol | Foto:  Alex Brandon/AP

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo