CN

Pesquisar

Vale do Pati: ICMBio apresenta nova trilha para o Morro do Castelo

Trilha que passa pelo interior da gruta da Lapinha está fechada por motivos de segurança.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), anunciou uma nova trilha de acesso aos mirantes do Morro da Lapinha (conhecido como Castelo), localizado no Vale do Pati. O órgão informou, em comunicado emitido na última terça-feira, 5, que a trilha que passa por dentro da gruta da Lapinha (Castelo) está fechada para visitação devido ao agravamento dos riscos geológicos no interior da gruta.

Segurança

De acordo com o ICMBio, essa decisão se deu por questões de segurança e proteção do patrimônio ambiental e espeleológico da gruta, já que um monitoramento de impacto ambiental e risco geológico, que vem sendo realizado desde maio de 2023, verificou o surgimento e aumento significativo de cavidades em vários pontos do leito da trilha que atravessa a gruta, causadas possivelmente pela existência de um curso de água subterrâneo.

Nesse monitoramento, constatou-se que a passagem de grandes grupos de visitantes intensifica as vibrações no chão e acelera o processo erosivo. Essas condições aumentam o risco de desmoronamento e afundamento do solo, colocando em perigo a segurança dos visitantes.

Apoio do Conselho Consultivo do PNCD e da comunidade do Pati

O Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que se reuniu no dia 21 de outubro, enfatizou a necessidade de adoção de medidas imediatas para assegurar a proteção da gruta e a segurança dos visitantes e profissionais do turismo.

A abertura da nova trilha de acesso aos mirantes do morro contou com o apoio da Associação Comunitária do Pati (ASCOPA) que, juntamente com brigadistas do ICMBio, realizaram a abertura da nova trilha de acesso à área dos mirantes.

De acordo com representantes da comunidade ouvidas pelo Guia da Chapada, os moradores concordaram com a decisão do órgão em prol da segurança dos visitantes. Segundo a presidente da associação comunitária, a sugestão da comunidade de abrir uma nova trilha foi abraçada pelo conselho e pelo ICMBio, de forma que os atrativos não precisaram ter suas visitas bloqueadas.

Uma avaliação mais aprofundada dos riscos no interior da gruta e definição de quais medidas deverão ser tomadas para aumentar a segurança na trilha de acesso ao morro, interior da gruta e área dos mirantes será realizada por geólogos contratados pelo instituto. Seguindo as normativas de segurança, serão elaborados de forma participativa um Protocolo de Gestão de Segurança da Visitação e um Plano de Ação Emergencial da Visitação para estas trilhas.

O ICMBio finaliza o comunicado recomendando aos operadores de turismo, guias e condutores que orientem os visitantes sobre as novas regras de acesso aos mirantes e a importância de seguir os procedimentos de segurança. “A colaboração de todos é essencial para o cuidado do patrimônio espeleológico da gruta e da segurança dos visitantes”, finaliza.

Com informações do Parque Nacional da Chapada Diamantina | Mapa: Divulgação

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo