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Estudantes de Palmeiras são premiados em encontro de Ciências e Tecnologia no Panamá

Do Colégio Estadual Nilde Maria Monteiro Xavier, seis estudantes trouxeram para a Chapada Diamantina o primeiro e segundo prêmios na área de Ciências Biológicas do Encontro.

Na última semana, alunos dos municípios de Palmeiras, na Chapada Diamantina, além de Santa Bárbara e Vitória da Conquista estão no Panamá, apresentando projetos científicos desenvolvidos em sala de aula, no Encuentro Internacional de Ciencias y Tecnología Estudiantil Fenosista (EICYTEF 2024).

Do município da Chapada, os representantes são do Colégio Estadual Nilde Maria Monteiro Xavier. Seis estudantes, orientados pelo professor Jadson Souza, estiveram no evento para apresentar os projetos “D’eco e Eco Velas Aromáticas de Óleo de Cozinha Reciclado”, Adriellen Santana, Hagata Oliveira, Lucas de Almeida, Angelo de Sá Neto, Guto Gonçalves e Luna Kauane.

Os projetos Eco velas aromáticas, que produz velas a partir de óleo de cozinha usado, e o projeto D’ECO, que faz peças de decoração feitas com pó da casca de ovo, conquistaram o primeiro e segundo lugares na área de Ciências Biológicas do EICYTEF. A premiação é resultado das pesquisa no clube de ciências André Rebouças (CCAR) realizado na escola.

O professor Jadson explica que a pesquisa desenvolvida na escola não se restringe ao campo das Ciências e da Tecnologia, mas abrange também as humanidades, atraindo estudantes que não têm familiaridade com a área das exatas. “Procuramos engajar o público de outros espaços. E, dessa forma, desenvolvemos as atividades, desde a escrita e pesquisa até a realização de novos experimentos, que são fundamentais para estimular nos alunos o interesse pela pesquisa”, ressalta.

A diretora Yara Gonçalves acredita no incentivo à ciência e o fazer pensar científico como fundamental para fortalecimento das ciências para a humanidade e falou da felicidade em presenciar o sucesso dos projetos dos estudantes no encontro internacional. “A escola é uma porta aberta de possibilidades para nossos jovens. Ter professores que acreditam no poder transformador da educação é o que me impulsiona nos desafios da gestão escolar. Emocionante vivenciar esse momento com nossos jovens”, comemorou.

O estímulo à iniciação científica na Educação Básica no estado ocorre não apenas por meio do apoio no custeio de viagens e estadia nos locais de realização dos eventos, mas também pelo investimento em escolas modernas e laboratórios  que incentivam os estudantes da rede estadual de ensino a uma imersão no mundo das Ciências e ao desenvolvimento de projetos. como os dos estudantes de Palmeiras.

Do Centro Juvenil de Vitória da Conquista, por exemplo, com a orientação da professora de Biologia, Karine Brandão, as estudantes Kênia Costa Andrade, Rebeca Reis e Stela Palles Reis realizam sua primeira viagem internacional para apresentar o projeto “Podcast na Educação: a Biologia presente no Universo Geek”, que explora conceitos biológicos presentes no universo afetivo dos adolescentes, como séries, filmes, jogos, entre outros.

A professora de Língua Inglesa Charlene Conceição de Jesus acompanha os estudantes Ramon Santos da Silva e Vagner Santos Costa, do Colégio Estadual Carlos Valadares, no município de Santa Bárbara. O projeto desenvolvido por eles aborda o letramento racial e o colorismo, a partir das aulas de Língua Inglesa. “O trabalho com iniciação científica é fundamental para despertar a curiosidade, o potencial dos jovens e seu protagonismo. Ao estimular projetos inovadores como o ‘Black Lives Matter: estratégias de combate ao racismo’, estamos cultivando líderes críticos que podem transformar a sociedade, mudando a forma como eles se veem e veem o mundo”, explica a professora.

Fonte: Ascom/SEC | Foto: Divulgação

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