CN

Pesquisar

Novembro Azul: de cada 5 homens vítimas de câncer na Bahia, um deles foi por câncer de próstata

A manutenção de hábitos saudáveis e a detecção precoce podem salvar vidas.

Nesse domingo, 17, marcou-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) apresentou, recentemente, a atualização do Painel do Câncer de Próstata, lançado anualmente para contribuir com a campanha de prevenção do Novembro Azul. O câncer de próstata é a principal causa mortis por neoplasias malignas entre a população masculina no Brasil, na Região Nordeste e na Bahia.

Os principais dados do painel indicam que há um incremento tanto da incidência quanto na mortalidade por câncer de próstata na população masculina no estado. Em 2023, foram 1,6 mil óbitos por câncer de próstata na Bahia, o que representava 19,1% da mortalidade por todos os tipos de neoplasias na população masculina. A taxa de mortalidade, que era de 14,6 por 100 mil homens baianos nos anos 2000, passou para 23 no ano de 2023. Essa observação confirma a tendência ascendente de vitimização por esse tipo de neoplasia na Bahia.

O risco da doença é eminente a partir dos 50 anos e o envelhecimento da população brasileira tende a agravar esse quadro. De acordo com o  Instituto Nacional de Câncer (Inca/Ministério da Saúde), além da idade, outros fatores de risco podem ser apontados: histórico familiar, obesidade e exposição a aminas aromáticas (tipo de produto químico encontrado principalmente no fabrico de corantes e pigmentos), arsênios e produtos de petróleo. Este último fator de risco está relacionado a determinadas atividades profissionais.

Outras informações podem ser conferidas no Painel do Câncer de Próstata, disponível no site da SEI (www.sei.ba.gov.br), na aba Saúde. Acesse aqui: https://sei.ba.gov.br/images/publicacoes/infograficos/cancer_de_prostata_bahia_2024.pdf

Prevenção

A prevenção do câncer de próstata envolve a adoção de hábitos saudáveis, a realização de exames regulares e a conscientização sobre os fatores de risco. Embora não seja possível prevenir completamente o câncer de próstata, seguir essas recomendações pode reduzir significativamente o risco e aumentar as chances de detecção precoce.

Manter uma alimentação saudável, cuidar do aumento de peso, praticar exercícios físicos podem representar uma mudança significativa para ajudar a controlar os fatores de risco. Além disso, evitar tabagismo, controlar o consumo de álcool são essenciais para manter o corpo saudável.

Diagnóstico

Um dos fatores mais importantes, no entanto, se refere à realização dos exames para detecção da doença em fase inicial, o que aumenta as chances de cura. Além do já conhecido toque retal, o teste de Antígeno Prostático Específico (PSA) é muito eficaz para detectar alterações.

O teste de PSA é um exame de sangue que mede os níveis de antígeno prostático específico, uma proteína produzida pela próstata. A elevação dos níveis de PSA pode indicar a presença de câncer de próstata, além de outras condições benignas. A realização regular do teste de PSA, especialmente em homens acima de 50 anos ou em grupos de risco, pode ajudar na detecção precoce do câncer.

Na Chapada Diamantina, o Lacsaúde Laboratório oferece, nas cidades atendidas pelo laboratório, durante todo o mês de novembro, um pacote de exames com preços acessíveis, voltado para a detecção de condições de saúde do homem. O perfil hormonal engloba nove exames, incluindo os testes de PSA Livre e PSA Total. É uma oportunidade para que homens possam verificar a saúde e detectar alterações precocemente.

Fonte: Ascom SEI/Lacsaúde | Foto: Freepik

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo