Festival começa nesta quarta e vai até o dia 1º de dezembro; atividades ocorrerão no Vale do Capão e no povoado de Conceição dos Gatos, em Palmeiras.
O Coletivo RIE em parceria com o Circo do Capão e artistas Vale realizam o 7º Festival Internacional Diamantino de Circo (Festino) entre esta quarta, 27, e o dia 1º de dezembro. As atividades serão realizadas no Vale do Capão e Conceição dos Gatos, na cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina.
Nesta edição, o coletivo conta com o apoio do Iberescena, plataforma internacional focada em projetos das artes cênicas de países ibero-americanos. Atrações internacionais oriundas do Chile e do Uruguai irão compor a programação junto com artistas residentes no Vale do Capão.
De acordo com os organizadores, além de proporcionar momentos de lazer para a comunidade, com espetáculos e festas, o Festino propõe momentos reflexivos e pedagógicos, com oficinas, roda de prosa e debates sobre temas que envolvem consciência social e ecológica, junto com ações que apoiam o comércio local, a economia criativa, inclusão e a diversidade.
O festival é celebrado como um encontro de artistas, técnicos, produtores culturais, professores e famílias, que se reúnem para compartilhar a contemporaneidade do circo e reverenciar a tradição circense. Em 2024, o festival homenageia o artista Jean Paul Galinski, o Paolo e toda sua obra. Paolo, que faleceu no início deste mês, foi o idealizador e diretor do Circo do Capão.
Paolo – Foto: Divulgação
A programação do Festino conta com grandes nomes da arte circense contemporânea como Oscar Zimmermann, palhaço chileno com 40 anos de trajetória, Circo Patuá do Uruguai, Valentin Flamini da Argentina, Pauline Zoe da Bélgica entre outras atrações.
Com informações da assessoria | Foto: Claudio Zakka e Cássia Santos