CN

Pesquisar

Chapada: Prêmio Gestão da Aprendizagem reconhece 21 escolas da Chapada Diamantina

Ao todo, R$ 5 milhões serão destinados às escolas premiadas, divididos de acordo com a quantidade de estudantes matriculados.

Na última quinta-feira (12), diretores de 288 escolas estaduais representando os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) da Bahia receberam o Prêmio Gestão da Aprendizagem, durante cerimônia realizada no Costa do Sauípe Resort, litoral norte de Salvador. A premiação é um reconhecimento às escolas que se destacaram por ações que mobilizaram estudantes em todo o estado.

A premiação é iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), e põe foco no papel essencial das escolas na mobilização e no engajamento dos estudantes. A secretária da Educação, Rowenna Brito destacou a importância do prêmio e o compromisso com o futuro da educação. “O prêmio que estamos entregando hoje é para comemorar as vitórias da educação, mas também para  refletir e olhar para frente. Precisamos dar continuidade a esse trabalho e vamos construir com os diretores e diretoras da nossa rede o melhor caminho para entregar aos nossos estudantes a melhor educação da Bahia.”

O Prêmio Gestão da Aprendizagem contempla unidades escolares da rede estadual com turmas da 2ª e 3ª série do Ensino Médio e/ou 9º ano do Ensino Fundamental, que atenderam critérios como o uso comprovado dos cadernos de recomposição da aprendizagem em língua portuguesa e matemática, a mobilização para o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), a inscrição de pelo menos 80% dos alunos da 3ª série no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a adesão de, no mínimo, 60% dos estudantes em Regime de Progressão Parcial na Segunda Avaliação Somativa do RPP.

A Chapada Diamantina foi um dos territórios com maior número de escolas contempladas, ao todo, 21 unidades foram reconhecidas com o prêmio. A diretora do núcleo, Jucelina Ribeiro Guanais conta que, para o próximo ano, irão trabalhar para que todas as escolas sejam contempladas.

Foto: Reprodução Rede Social

Segundo a diretora, durante os dois dias de evento, profissionais da Chapada compartilharam experiências, ações desenvolvidas pelas escolas ao longo de 2024, e também apresentaram o Planejamento Estratégico da Educação para 2025/2026.

Um dos colégios escolhidos para representar o território foi o CETEP Chapada Diamantina I, do município de Wagner, cujo coordenador pedagógico Joao Célio partilhou com os demais as atividades e práticas que desenvolveram com os estudantes nesse ano.

Foto: Reprodução Rede Social

Com empolgação, Jucelina explicou que o trabalho com a gestão da aprendizagem vem sendo desenvolvido com a contribuição coletiva no território. “Nossas escolas deram um espetáculo de gestão de aprendizagem em 2024, tenho certeza que em 2025 trabalharemos mais e melhor para que essa premiação seja uma constância em nossa história e juntos possamos construir uma Educação de ainda mais qualidade e excelência. Sinto muito orgulho desse trabalho que estamos construindo juntos”, comemorou.

Para a diretora do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, de Palmeiras, Yara Gonçalves, a premiação destacou as ações que promoveram impacto também por meio da recomposição das aprendizagens. “O colégio veio, ao longo do ano, promovendo a aplicação das atividades propostas pela plataforma, além de simulados e momentos de reforço que tem como objetivo recompor as aprendizagens e consequentemente reduzir as desigualdades educacionais.”

De acordo com a diretora, essas atividades incentivaram a participação dos alunos nas avaliações externas, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (a prova SABE), impactando diretamente nas aprendizagens em sala de aula e nos resultados internos, ao final do ano letivo. Yara destaca o apoio da Secretaria de Educação do Estado por meio do aporte financeiro para aquisições de brindes para cada atividade avaliativa, impressões de simulados e lanches extras e comemora o reconhecimento do governador e da secretária Rowenna Brito como “algo a ser festejado por toda comunidade escolar”. “Sou muito grata por vivenciar esse momento na minha carreira e agradeço a todos da equipe: coordenação pedagógica, professores, funcionários e estudantes”, completou.

Ao todo, R$ 5 milhões estão sendo destinados às escolas premiadas, com os valores divididos de acordo com o número de estudantes matriculados em cada unidade. Os recursos serão repassados via Fundo de Assistência Educacional (Faed).

A programação do evento começou na quarta-feira, 11, com a cerimônia de abertura, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, e seguiu até a última sexta-feira, 13.

Com informações de Ascom SEC | Fotos: Acervo pessoal Yara Gonçalves

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo