Durante a cerimônia, os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos receberam seus diplomas, o que legitima a habilitação para o futuro mandato.
O auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba) Campus Seabra sediou nesta quarta-feira, 18, a cerimônia de diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no último pleito em Seabra, Ibitiara e Novo Horizonte.
A cerimônia de diplomação foi conduzida pelo Juiz Eleitoral Flávio Monteiro Ferrari e pelo chefe do cartório da 88ª Zona Eleitoral Lucas Carvalho dos Anjos. O juiz, em sua fala inicial, fez um apelo aos prefeitos eleitos que governem para a totalidade da população. “A partir do momento em que os senhores assumirem a cadeira do executivo, é preciso que os senhores entendam que não existe divisão nas cidades, não existem eleitores seus, não existem eleitores do outro candidato que não foi eleito, existem cidadãos em todos os três municípios e é para esses cidadãos que os senhores vão governar”, reiterou.
O juiz lembrou que nas composições de equipe é natural que a escolha siga o critério da confiança, mas que atitudes como perseguições não fazem parte da democracia. “O que não é democrático é perseguição, reserva de atuação, porque se assim agirem é porque de fato não entenderam a real importância do cargo que vão ocupar”, completou.
A primeira cidade a ter seus eleitos diplomados nessa manhã foi Novo Horizonte, cujos vereadores, prefeito eleito Rogério Prado (PSD) e vice Moacir Araújo (PSD) receberam das mãos do Juiz Flávio Ferrari seus documentos de diplomação.
Ibitiara deu continuidade à cerimônia, com a entrega dos diplomas para o prefeito eleito Wilson de Bududa (PSD), vice-prefeito Samuel do Mercado (Solidariedade) e futuros membros da câmara.
Neto da Pousada (PC do B), seu vice Jorginho do Jatobá (MDB) e os vereadores eleitos para assumir a assembleia legislativa da capital da Chapada Diamantina foram os últimos a serem diplomados na cerimônia, que durou em torno de uma hora e meia no total. O vereador Iovane de Oliveira Guanaes Filho não compareceu à cerimônia, justificando a ausência ao cartório eleitoral.
Em seu momento de fala, Neto da Pousada falou da alegria e gratidão em representar a cidade de Seabra, agradeceu pelos 16321 votos obtidos, mas garantiu que irá governar para todos. “Nosso compromisso não é só com os 16 mil, mas com os 46200 habitantes de Seabra como falamos diversas vezes em nossa caminhada. Isso não foi da boca para fora, foi de coração”, afirmou.
Em relação aos vereadores eleitos, ao relembrar a própria trajetória, falou sobre a responsabilidade de cada um e da necessidade de trabalharem juntos. “A gente precisa estar juntos, unidos, os treze, sem diferença. Para mim não vai ter, e tenho certeza que para o companheiro Jorginho também não vai ter situação e oposição.”
A diplomação garante a legitimidade de candidatas e candidatos aos cargos aos quais foram eleitos e os habilita ao exercício do mandato.
O JMD comentou o assunto na quarta-feira, 18. Confira
Ananda Azevedo | Fotos: Ananda Azevedo