Acidente ocorreu na trilha para o Morro do Castelo, após resgate vítima foi levada para o Hospital Regional da Chapada.
A aeronave do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e guarnições do 11º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia (11º BBM) em Itaberaba resgataram na terça-feira, 17, um homem, após sofrer um acidente na trilha para o Morro do Castelo, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina.
A vítima estava com suspeita de fratura na tíbia da perna esquerda. Após a estabilização e o resgate, o homem foi levado para o Hospital Regional da Chapada, em Seabra, onde recebeu atendimento especializado.
De acordo com os bombeiros, eles foram acionados na tarde da segunda-feira, 16, para o local do acidente, uma subida com trechos íngremes e acidentados, o que tornou o deslocamento por terra complicado. Devido ao mau tempo e serração no local, a guarnição não conseguiu chegar até o local onde a vítima estava, sendo necessário pernoitar numa área da trilha. No entanto, os militares informaram que mantiveram contato com a vítima, que recebeu os primeiros atendimentos de um médico de quem estava acompanhado. Ele pernoitava numa barraca, segundo informado.
Por volta das 4h de terça, os bombeiros retomaram a caminhada e conseguiram chegar até o homem, que foi estabilizado pelos militares e preparado para o deslocamento com a aeronave. As últimas informações sobre o caso são de que após receber os atendimentos no Hospital Regional, ele teria sido transferido para Salvador.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) orienta os cidadãos a não fazerem trilhas sem o apoio de um guia credenciado. “A Chapada Diamantina é um destino extraordinário, mas suas trilhas demandam atenção, preparo e conhecimento do terreno. Reforçamos a importância de contar com guias autorizados para explorar a região com segurança e minimizar os riscos de acidentes”, informou a nota.
O assunto foi destaque no JMD de ontem, 18. Confira
Fonte: CBMBA | Fotos: Divulgação 11BBM
oa