CN

Pesquisar

Estudantes da Chapada Diamantina são premiados no Encontro Estudantil da Rede Estadual em Salvador

A delegação do NTE 3, da Chapada Diamantina, contou com 152 pessoas, entre estudantes, educadores e colaboradores do núcleo que acompanharam os prêmios recebidos pelos alunos do território.

A Arena Fonte Nova, em Salvador, foi palco para mostras e performances de diferentes áreas do conhecimento desenvolvidas por estudantes da rede estadual dos 27 Territórios de Identidade da Bahia entre os dias 17 e 19 de dezembro. Trata-se do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação que contou com uma programação focada no protagonismo e troca de experiências entre os cerca de 5 mil participantes, incluindo também professores e gestores escolares.

Durante os três dias, a programação do encontro focou na criatividade, capacidade e força da juventude baiana, cujo protagonismo ficou evidente nos debates realizados no Encontro Estadual dos Líderes de Classe e Jovem Ouvidor, nas exposições dos 250 projetos de Iniciação Científica e de desenvolvimento de Tecnologias expostos nos Seminários Territoriais da Educação Profissional, nos 50 projetos desenvolvidos em oficinas educativas do Educa Mais Bahia nas Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino e nos 277 projetos que foram destaque na Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (FECIBA).

As apresentações artísticas dos projetos estruturantes Dança Estudantil (Dance); Encontro de Corais Estudantis (Encante), Festival de Teatro Estudantil (Feste); Artes Visuais Estudantis (Ave); Tempos de Arte Literária (Tal); Produção de Vídeos Estudantis (Prove); e Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Festival Conecta Voz, parceria com o grupo Warner, também foi destaque na programação cultural do evento.

Os classificados no 1°, 2° e 3° lugares foram premiados, além dos professores-orientadores dos projetos. A arte da grafitagem também chamou a atenção no Espaço Arte de Rua, onde o público conheceu e praticou a arte. Os professores tiveram um lugar especial dedicado a eles: o Espaço Educar. Não menos importante, os estudantes da Agência de Notícias fizeram uma cobertura colaborativa, entrevistas e produziram conteúdos com linguagem mais moderna, dando mais visibilidade ao evento.

Chapada Diamantina presente

A delegação do Núcleo Territorial de Educação (NTE) 3, da Chapada Diamantina, esteve presente com 152 pessoas, entre estudantes, educadores e colaboradores do núcleo.

Os alunos apresentaram seus projetos científicos desenvolvidos ao longo do ano, bem como representaram o território com uma produção artística que valorizou os quatro cantos da Chapada, retratando as belezas naturais, culturais e tradições que fazem parte da sua identidade.

Essa expressão cultural rendeu aos estudantes o reconhecimento, através da premiação das iniciativas. Representando a cidade de Morro do Chapéu, a estudante Fabrícia dos Santos Silva foi premiada em segundo lugar com a obra “Raízes da Alegria”. Encantando com as palavras, Neiane Santos, de Itaetê também levou o segundo prêmio com o trabalho “Salvem a Nossa Música”.

De Utinga vieram os vice-campeões da área de teatro, com a apresentação do “Mimoso meu boi”, encenado pelos estudantes Bruno Abraão Fernandes, Kauane Andrade Silva, Maria Luiza Moraes Brito, Matheus Oliveira Diogo e Neiziane Farias Ferreira.

Um dos momentos mais esperados do encontro foi o encerramento que ocorreu na tarde da quinta-feira, 19, com a grande final do Festival Conecta Voz, seguida da apresentação da cantora Mari Fernandez. A estudante Maria Eduarda Xavier Mesquita Matos brilhou com sua performance na música “Talvez”, garantindo à Chapada Diamantina o primeiro lugar na etapa final da categoria. Mais conhecida como Duda Matos, a estudante é de Piatã.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito ressaltou os frutos colhidos pela rede estadual ao longo do ano. “Esse é um momento muito festivo para nós, mas também é o momento para avaliar o que fizemos durante 2024. Fizemos muita coisa boa. O fruto está aqui neste encontro. Temos uma infinidade de projetos de iniciação científica, de pesquisa e de apresentação dos projetos estruturantes. Temos o maior encontro estudantil do Brasil, e ele acontece aqui na Bahia”, declara.

Com o tema “Arte, ciência e democracia: caminhos para a sustentabilidade”, neste ano, o Encontro Estudantil contou com uma ampla infraestrutura, além de logística de transporte, alimentação e hospedagem dos cinco mil estudantes e dois mil professores dos 27 Territórios de Identidade.

A conquista dos alunos foi destaque no Jornal do Meio Dia de ontem, 21/12. Confira

Fonte: SEC/NTE | Fotos: Divulgação NTE3

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo