Brigadas voluntárias de Campos de São João, em Palmeiras, e de Lençóis atuam no combate ao fogo em conjunto com os Bombeiros Militares.
Na tarde desse sábado, 21, um incêndio foi detectado no pequeno distrito de Campos de São João, em Palmeiras, na Chapada Diamantina. O fogo começou na Serra dos Brejões, no Vale do Cercado, e rapidamente se espalhou para localidades próximas.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foi acionado para conter as chamas, atuando durante a tarde, e duas equipes de voluntários, a Brigada Voluntária de Campos de São João e a Brigada Voluntária de Lençóis, atuaram durante mais de 12 horas, durante esta noite, para conter um dos focos.
As brigadas entraram em combate às 18h40 do sábado, e só interromperam as atividades às 7h da manhã deste domingo, no entanto, o fogo segue sem controle.
Ao todo, 12 bombeiros atuaram durante o dia e 16 brigadistas durante a noite, em um esforço conjunto para tentar conter o avanço das chamas. Segundo informações, os brigadistas conseguiram conter o foco de incêndio do Vale do Cercado, no entanto, na Serra dos Brejões segue ativo e um dos flancos está avançando para a região próxima do Morro do Pai Inácio, sentido Mucugezinho, onde está localizado o Lila Orquidário.
As áreas que estão sendo consumidas em uma linha de aproximadamente 5km de fogo ficam dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Marimbus Iraquara.
Uma outra brigada voluntária de Lençóis (BRAL) se prepara para se juntar às demais e o ICMBio avalia a possibilidade de envio de brigadistas do instituto para contribuir no combate.
Confira as imagens do brigadistas em ação.
Imagens: Brigada Voluntária de Campos de São João