CN

Pesquisar

Incêndio florestal de grandes proporções segue entre Palmeiras e Lençóis; esforço conjunto atua no controle

Brigadas voluntárias, Corpo de Bombeiros e ICMbio estão desde o sábado em atuação para debelar o incêndio.

O incêndio florestal que teve início no último sábado, 21, mobilizou diversas equipes de brigadistas voluntários de Campos de São João e Lençóis, além de bombeiros militares e os profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O fogo teve início no distrito de Campos de São João, mais precisamente na Serra dos Brejões, no Vale do Cercado e, após detectado, se espalhou para a área do Morro do Pai Inácio, no sentido Mucugezinho. Um dos focos do incêndio também avançou para o sopé da serra, em sua parte mais alta, uma área desafiadora para combate, por ser de difícil acesso.

O Corpo de Bombeiros iniciou as tentativas de controle e, entre sábado e domingo, as equipes da Brigada Voluntária de Campos de São João e da Brigada Voluntária de Lençóis, atuaram durante toda a noite, ao final do que, conseguiram controlar a linha de fogo que estava seguindo para o povoado.

No entanto, permaneceram sem controle as chamas no Mucugezinho e na parte alta da serra, no Vale do Cercado, onde alguns moradores já podiam ver as chamas de suas casas. Uma moradora do local relatou ter perdido mais de 1km das suas mangueiras de irrigação por conta do calor das chamas. As áreas afetadas ficam na Área de Proteção Ambiental (APA) Marimbus Iraquara.

Durante a noite de domingo para segunda, se somaram às iniciativas de controle mais dez brigadistas do ICMBio e o instituto disponibilizou três viaturas para fazer o transporte dos voluntários em atuação. Nessa madrugada, o combate se concentrou no Cercado, com 27 homens, e no Mucugezinho, com uma equipe da Brigada de Resgate Ambientalista de Lençois (BRAL) e da Brigada de Campos de São João.

Segundo informações do instituto, no Cercado, o fogo começou a se espalhar para dentro do Vale do Cercado e em direção à BR-242. Esta primeira linha foi controlada, já as chamas que seguiam para a rodovia foram controladas na parte mais baixa, mas seguiu no sopé da serra, uma parte alta e de difícil acesso.

Nas primeiras horas da manhã, uma equipe do Corpo de Bombeiros e os voluntários que tinham pernoitado no Mucugezinho declararam controlado o fogo na região e mantiveram uma equipe para monitoramento no local.

No Cercado, ainda permaneceram cinco brigadistas do ICMBio e um voluntário para controle e monitoramento. Nesta manhã, também iniciaram as ações de combate por meio de air tractors, aviões que começaram a operar lançando água na parte mais alta da serra.

De acordo com o ICMBio, a previsão é que a situação esteja controlada ao final desta segunda-feira.

O assunto foi comentado no Jornal do Meio Dia desta segunda-feira, 23. Confira

Foto: Jemerson Marinheiro | Vídeo avião: Amauri Jesus dos Anjos | Vídeo chamas na serra: Miva/Restaurante Pai Inácio.

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo