CN

Pesquisar

Gravado na zona rural de Palmeiras, documentário “Personas” traz temática sobre arte, sonhos e saúde mental

O filme fala sobre as possibilidades de realização de sonhos por meio da expressão artística, tendo como pano de fundo a saúde mental.

No último dia 23, foi lançado nas redes sociais o documentário “Personas”, gravado na zona rural de Palmeiras, na Chapada Diamantina e dirigido por Alicia Brito e Lucas Lima. Em pouco mais de 20 minutos, o filme conta a trajetória da própria diretora, enquanto fala sobre arte, sonhos e uma questão que permeia a sua vida: o transtorno bipolar. 

De acordo com os diretores, “Personas” nasceu do entendimento de que ser artista é se expressar, independente da realidade financeira e dos espaços que a pessoa ocupa. O documentário foi gravado em novembro no povoado Carmona 2 e traz depoimentos dos pais de Alicia sobre a forma como acompanharam o despertar artístico da filha, além da fala da própria diretora, que conta os diferentes caminhos que precisou percorrer para estabelecer o espaço da arte em sua vida.

Desde tenra idade, a diretora-personagem pauta sua criação artística e fotográfica na possibilidade, criando com o que tem ao seu alcance, ali mesmo no povoado onde nasceu e foi criada. Por isso, o documentário surge como uma forma de incentivar novos artistas a terem a coragem de experimentar e criar a partir dos seus sentimentos e inspirações.

No documentário, Alicia também mostra sua vulnerabilidade ao abordar questões consideradas sensíveis como a sua relação com o transtorno bipolar e como este estado mental influencia a sua arte. Para ilustrar, foram utilizados recursos visuais lúdicos que retratam de forma poética as oscilações da bipolaridade. 

O filme foi produzido com recursos provenientes dos editais da Lei Paulo Gustavo Bahia e está disponível no Youtube, no canal Personas. Acesse aqui.

Sobre os diretores

Alicia Brito é formada em Tecnologia da Informação pelo Instituto Federal da Bahia e Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe. Trabalhou como agente administrativa, em eventos, recepção bilíngue e na roça ajudando os pais. Iniciou seu processo artístico na adolescência, mas sua arte tomou forma durante a pandemia e, desde então, tem se dedicado a tornar a criação artística mais forte e presente em sua vida. 

Lucas Lima é fotógrafo e geógrafo, atuando na área da fotografia há nove anos. Comanda o 505 Studios, onde desenvolve seus trabalhos e, em 2024, iniciou sua jornada no audiovisual, assumindo a direção, operação de câmeras e direção de fotografia em alguns projetos. 

Ananda Azevedo | Fotos: Lucas Lima e acervo pessoal Alicia Brito/Lucas Lima

Compartilhe

POSTS RELACIONADOS

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo