Incêndio começou na quarta, 1º, e foi contido pela atuação dos brigadistas e bombeiros militares.
O incêndio florestal que se propagou pela Serra de Santana, no município de Piatã, na Chapada Diamantina, foi debelado pelas equipes da Brigada Voluntária Altitude Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros Militares da Bahia.
De acordo com informações mais recentes do chefe da Brigada Altitude Ambiental e Secretário Municipal de Turismo, Ricardo Xavier, nos primeiros momentos, o fogo, após contido, foi reativado por uma mudança na direção do vento e, com isso, se dividiu em duas partes. Uma delas, seguiu para uma região, em cujas proximidades havia algumas comunidades e, por isso, os primeiros esforços se concentraram em debelar esse foco.
Em seguida, os esforços dos brigadistas e bombeiros se concentraram no flanco que seguia para o sopé do morro e as aeronaves air tractors foram enviadas para contribuir no combate com a liberação de água nos locais onde os incêndios estavam mais fortes.
No momento, de acordo com Ricardo, o incêndio está controlado, de forma que os brigadistas se concentram no rescaldo e no monitoramento de áreas quentes para que o fogo não volte.
Ainda não se sabe a causa, mas fatores climáticos, como as altas temperaturas e o período de estiagem na região, contribuem para a ocorrência de queimadas.
Ananda Azevedo | Foto: Reprodução Redes Sociais