Unidade conta com cuidados humanizados e oferece recursos como bola, banqueta, cavalinho, barra de apoio e cama pré-parto para as parturientes.
Na primeira semana do mês de janeiro de 2025, 43 bebês vieram ao mundo na Maternidade Frei Justo Venture, unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) localizada na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina. Entre os novos pequenos seabrenses está Ágata Alves, que nasceu no dia 4 de janeiro, por meio de um parto normal humanizado, cercado de cuidado e carinho. Ágata é a segunda filha da dona de casa Edicleia de Jesus Alves.
Referência para 11 municípios da Chapada Diamantina, a Maternidade Frei Justo Venture combina tecnologia avançada com cuidado humanizado. Desde sua inauguração, em março de 2022, a unidade oferece às mulheres em trabalho de parto recursos como bola, banqueta, cavalinho, barra de apoio e cama pré-parto, métodos que auxiliam no alívio da dor. Na área destinada aos recém-nascidos, incubadoras de última geração garantem conforto e tratamento eficiente aos bebês.
![](https://chapadanews.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Divulgacao-FB-2-576x1024.jpeg)
Sheila Pammila de Araújo, mãe de primeira viagem, destacou o acolhimento que recebeu na chegada de Carlos Antoniel, nascido na última segunda-feira (6). “Estou superfeliz e realizada. Tive ajuda e apoio o tempo todo, o que me fez sentir acolhida. A equipe foi maravilhosa comigo e com meu filho”, compartilhou a puérpera.
Cuidado integrado e terapias alternativas
Com 35 leitos destinados a obstetrícia, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal (convencional e tipo canguru), a maternidade oferece também serviços de urgência e emergência, além de exames como ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia.
Além do cuidado clínico, a unidade aposta em terapias alternativas para promover o bem-estar dos bebês. Métodos como o banho de ofurô e a cromoterapia auxiliam no relaxamento e tranquilidade dos recém-nascidos. De acordo com Bianca Ariani, coordenadora assistencial da maternidade, esses recursos são fundamentais para garantir a saúde e o conforto dos pequenos.
“Essas práticas promovem o relaxamento muscular devido à diminuição da sensibilidade das terminações nervosas. Isso aumenta a circulação periférica, melhorando o suprimento sanguíneo nos músculos e proporcionando maior sensação de bem-estar, além de reduzir a produção de cortisol”, explica Bianca.
Fonte: Sesab | Fotos: Divulgação