A gestão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) ouviu a comunidade nessa quarta-feira, 15, na Câmara de Vereadores.
A Prefeitura de Lençóis divulgou a realização da Audiência Pública promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), para discutir o Plano de Uso Público do Monumento Natural Municipal do Mucugezinho que está em desenvolvimento.
De acordo com a gestão, guias, brigadistas e representantes do trade turístico da cidade participaram do encontro, realizado na noite desta quarta-feira (15), na Câmara Municipal, que foi uma das etapas de audição da comunidade sobre os pontos que devem ser considerados no desenvolvimento e implantação do projeto, que visa minimizar os impactos negativos provocados pelo uso da Unidade de Conservação localizada na BR 242 e maximizar as ações positivas de preservação.
Na reunião, foi destacado o depoimento do empresário Zé Américo, que há anos atua na região e vê com preocupação o grande fluxo de pessoas que visitam o local, inclusive desacompanhados de guias, além do descarte de lixo, incluindo garrafas de vidro, e o problema do local receber visitantes muitas vezes alcoolizados. Segundo o empresário, aos domingos, o atrativo chega a receber entre 10 a 12 excursões.
O plano que está sendo desenvolvido engloba pontos cruciais para o uso ordenado da unidade de conservação, com vistas à preservação e o manejo do monumento, como a proteção de espécies da flora e fauna, a geração de oportunidades de emprego e renda, a segurança, entre outros.
Durante a audiência, foi questionado por alguns participantes que atuam nos atrativos, sobre a importância do policiamento nas trilhas. De acordo com os gestores, o Plano propõe a inclusão permanente de bombeiros civis ou salva vidas, para garantir que a visitação e experiência do visitante seja positiva. Inclusive já estaria prevista uma reunião com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para discutir diversos assuntos relacionados à segurança do trânsito na região.
Segundo o que foi informado, todo o processo de desenvolvimento e implantação do plano segue as diretrizes e orientações do Ministério Público da Bahia e demais órgãos competentes, e conta com a participação da comunidade, bem como do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMUMA) em todas as etapas.
Fonte: Prefeitura de Lençóis | Foto: Reprodução Redes Sociais