Rótulo de Piatã, Reserva do Lima participou do evento, que visa contribuir com a consolidação da Rota dos Engenhos, da Setur.
Realizada como prévia para uma grande feira, programada para 2026, a 1ª Mostra de Cachaças da Bahia reuniu grandes marcas baianas e de outros estados para degustação, na última quinta-feira (23), no Bar Quintal do Raso da Catarina, no Campo Grande, em Salvador.
A exposição teve também o objetivo de contribuir para a consolidação da Rota dos Engenhos, promovida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que apoiou o evento.
A Bahia foi representada por três marcas, dentre elas a Reserva do Lima, original de Piatã, na Chapada Diamantina, território onde há uma diversidade de marcas reconhecidas no mercado da cachaça. Além da marca chapadeira, a Bahia levou as marcas Paramirim e Cordel Feliz. Para o sommelier Ismael dos Santos, as cachaças baianas só precisam ser mais difundidas e a Rota dos Engenhos contribui para isto. “Temos marcas de excelência, principalmente na Chapada Diamantina, e até em regiões como Lauro de Freitas e Dias d’Ávila, onde há uma cachaça orgânica sensacional”, relatou.
Ao todo, o público pôde conferir 22 rótulos da produção, além da Bahia, de estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Paraíba. “Apresentamos um leque variado de marcas, com dois pré-lançamentos em primeiríssima mão. A cachaça é um produto que atrai cada vez mais o turista, inclusive o estrangeiro, por isto a Setur está trabalhando fortemente com o projeto da Rota dos Engenhos”, explicou o curador da mostra e consultor da secretaria, Raimundo Freire.
A degustação atraiu apreciadores, especialistas e empresários. “Provei duas marcas da Bahia e achei maravilhosas. Acho a cachaça mil vezes melhor do que o whisky. Não é à toa que os estrangeiros ficam apaixonados”, afirmou a aposentada Zayw Alves.
“A cultura da cachaça está se difundindo cada vez mais, promovendo também o turismo. Com a Rota dos Engenhos, as pessoas podem fazer visitações a alambiques e conhecer todo o processo de produção, além de comprar nas lojinhas. Hoje temos lojas da bebida em lugares como a Ceasinha, em Salvador, e isto atrai o turista”, ressaltou o empresário Getúlio Santana, um dos proprietários do extinto bar Extudo (Rio Vermelho).
Mais duas edições da mostra de cachaça estão previstas para este ano em Salvador, como forma de despertar o interesse do público e aquecer o mercado para o evento maior, a ser realizado em 2026.
Fonte: Ascom/Setur-BA | Foto: Reprodução Redes Sociais