Jacobina foi a cidade escolhida para dar início aos cursos de capacitação que envolveram mais seis municípios que ficam na região ao norte da Chapada Diamantina.
Na largada da série anual de ações para qualificar serviços no setor, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) esteve, neste mês, em Jacobina, na Chapada Diamantina (Circuito Norte), onde ofereceu cursos de capacitação do programa ProQualy. Mais de 300 pessoas, entre empresários, trabalhadores do comércio e gestores públicos, participaram dos cursos sobre empreendedorismo, atendimento ao turista LGBTQIAPN+, higienização de alimentos e comunitarismo. As aulas aconteceram na Associação Comercial e Industrial (Acija), na sede do município, e no distrito de Itaitu, com a participação, também, de representantes das cidades de Miguel Calmon, Ourolândia, Caém, Saúde, Mirangaba e Capim Grosso.
“Essa iniciativa é fundamental para qualificar a mão de obra do setor hoteleiro e de bares e restaurantes, além dos guias e condutores. Recebemos muitos feedbacks positivos e, com base nisso, continuaremos buscando mais avanços em nossa região. Agradecemos à Setur-BA, pela parceria e dedicação”, ressaltou o diretor de Turismo de Jacobina, Gabriel Lopes.
Os cursos fizeram parte da programação do Workshop Horizontes do Turismo Sustentável – Preparar, Acolher e Avançar Economicamente. O evento foi precedido de visitas técnicas da Setur-BA, que realizou o levantamento da oferta e controle de qualidade da rede hoteleira e das potencialidades dos atrativos da região, como a Cachoeira Véu de Noiva, o Mirante do Tombador e cavernas com pinturas rupestres, entre outros.
“A Chapada Norte é um convite ao ecoturismo, com trilhas, cachoeiras, balneários e aves para observação. No esporte, destacam-se a pista de voo livre e competições de motocross. Existem, também, produções associadas ao turismo, como fabricação de doces e artesanato, além de um quilombo urbano. Com planejamento e bons serviços, o setor se desenvolve. Escolhemos 2025 como o ano das capacitações, que alcançarão as 13 zonas turísticas do estado”, pontuou a diretora de Qualificação da Setur-BA, Juliana Araújo.
Segundo a representante da Prefeitura de Miguel Calmon, Ingrid Vieira, “foi importante a capacitação ter o módulo do turismo de base comunitária, que é muito promissor em nosso município, para onde estou levando conhecimentos que irão contribuir no desenvolvimento sustentável de comunidades locais”.
Fonte: Ascom/Setur-BA | Foto: Ascom Setur